Existe um grande número de ofertas e mercadorias ao alcance dos consumidores, por isso, a concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada. Para se destacar, sua marca precisa estar disponível onde e quando os consumidores decidirem comprar.
Os clientes normalmente usam duas táticas digitais ao comprar o showrooming e o webrooming. Showrooming é o comportamento de buscar em lojas físicas o que irá,posteriormente, adquirir pela internet. Já o webrooming é a ação oposta, na qual o consumidor pesquisa na internet e acaba comprando na loja física.
Mas o que é e como funciona o marketing onicanal?
O marketing onicanal ou omnichannel permite que sua marca esteja presente onde o consumidor precisa, pois integra vários canais on-line e off- line . Isso resulta em uma experiência de consumo contínua e uniforme, criando por fim um compromisso do consumidor com a compra.
Houve uma transformação na forma que a economia e a sociedade funcionam.
Você precisa ter em mente que seguir apenas um padrão de marketing não surtirá mais efeito. Dessa maneira, para manter sua marca competitiva, é preciso percorrer o caminho do tradicional ao digital.
No entanto, para usar o marketing onicanal é preciso conhecer bem seu público alvo e o caminho que ele faz até a compra, além de dominar e mostrar que conhece vários canais, tanto online quanto off-line.
Atualmente existem vários canais de compra permitindo ao mesmo consumidor o uso de muitos ou até mesmo todos eles. A idéia desse tipo de marketing é integrar todos os canais a ponto do consumidor não conseguir encontrar diferença entre aquilo que é online ou offline.
O segredo para usar o omnichannel é equilibrar e não focar em um só segmento de vendas, o termo em si já sugere uma não diferenciação entre lojas físicas ou na web.
Para se adaptar você precisa estudar, essa nova técnica resulta em consumidores mais experientes, que por sua vez exigem profissionais mais informados e capacitados.
Na era digital, o público está cada vez mais pulverizado e exigente . Sua marca independente do tipo de marketing que decida usar precisa manter um diálogo contínuo e coeso com seu cliente.
Não tenha medo de arriscar e transformar, isso manterá sua competitividade na era digital!
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Até logo!