Com a popularização dos smartphones, houve uma democratização não só da internet, mas também da produção e circulação de vídeos. Essa maior circulação, em grande parte é devido aos custos, pois tornou-se barato fazer e consumir vídeos.
Por que usar vídeos no marketing da sua empresa?
Muitas pessoas não têm tempo ou paciência para ler um texto, mas assistiriam um vídeo. Como apontamos anteriormente, a maior circulação de vídeos é devida a popularização dos smartphones, convenhamos que é bem mais fácil assistir um vídeo do que ler um grande texto nas telinhas.
Além de que, como usam dois sentidos (visão e audição), os vídeos passam a mensagem de forma mais compreensível. Dessa forma, será mais fácil gerar confiança e a aquisição do produto comercializado.
Temos alguns números para você:
- No Brasil cerca de 58 milhões de vídeos online são assistidos mensalmente;
- Usuários da internet gastam em média 6 horas por dia assistindo vídeos online;
- 80 % dos internautas preferem assistir vídeo a ler conteúdos em textos;
- Quando uma pessoa assiste um vídeo de uma empresa a chance dela compreender a mensagem é 74% maior;
- Vídeos têm 41% de cliques a mais em buscas do que conteúdos em texto;
- Mais de 4 bilhões de visualizações no Youtube por dia;
- Uma propaganda em forma de vídeo pode ter milhares de visualizações e se transformar em viral em algumas horas;
O consumidor tem maior identificação com uma empresa ao assistirem um vídeo de qualidade produzida por ela. Portanto o vídeo tem maior poder de conversão do que os demais tipos de publicação, mas é preciso ter cuidado para que o material produzido seja útil.
O que deve ser levado em conta ao usar vídeos:
- Público alvo;
- Canal de divulgação (Linkedin, IGTV do Instagram, Facebook e Youtube são ótimos para esse fim);
- Pesquisa de como fazer o cliente entender o produto;
- A imagem que deseja passar;
- Foque em uma linha de raciocínio;
- Evite excesso de informação (isso pode dificultar que a ideia principal seja captada);
- Estruture o seu conteúdo e mensagem a ser passada em formato textual antes de gravar. O resultado final será muito melhor.
O uso de vídeos facilita o monitoramento de como sua marca está sendo recebida, já que através da reação do público você já tem um feedback.
O vídeo ajuda muito nas suas estratégias de SEO. Ao publicar o seu vídeo nas redes sociais, inclua também sua transcrição , ou seja, o texto aplicado na descrição.
Produção de vídeos em conjunto com o SEO são estratégias capazes de colocar as páginas do seu site nas primeiras posições nos buscadores. Dessa forma, pense para usá-la do melhor jeito possível.
Aposte no storytelling, as pessoas gostam de ouvir histórias, além de que é um formato agradável que aproximará seu público.
A equipe de marketing deve segmentar o público alvo e direcionar o conteúdo do vídeo, para clientes que desejam conhecer melhor a marca e que compartilharão o vídeo, fazendo assim uma propaganda gratuita para a sua empresa.
Hoje, a criação de conteúdo em vídeo é um dos materiais preferidos pelo consumidor.
Que tal Investir na produção de vídeos em suas estratégias de marketing?