Netizens e sua influência digital

Com a democratização do acesso à internet e a criação de novas plataformas tecnológicas, surgiram comunidades na web que são exemplos de horizontalidade. 

Nessas comunidades a geração de conteúdo é feita com o intuito de compartilhar as informações de forma globalizada e sem barreiras geográficas. 

Os cidadãos dessa grande nação, são chamados de Netizens. O termo é uma junção das palavras “internet” e “cidadão” e foi criado em 1990 por Michael Hauben.  

Os netizens são contribuintes e criadores de conteúdo. Assim como um bom cidadão contribui para o seu país, os netizens contribuem para o desenvolvimento e geração de matéria na internet.

Junto com as mulheres  e os jovens, os netizens fazem parte dos três grandes grupos de influência na era digital.

Portanto, é  essencial que a equipe de marketing digital  crie estratégias específicas para esse público.

Como funciona a influência dos Netizens na internet?

As redes sociais ampliaram a voz dos consumidores, eles possuem maior poder de construir valor e um maior potencial em espalhar informações. 

O indivíduo não depende somente de si para finalizar a sua compra. Há ainda os grupos de referência que influenciam no processo decisório.  

Na tentativa de agradar e fazer parte de um meio social, as pessoas reproduzem estratégias comportamentais  de outros grupos de referência. Dessa forma, os Netizens por possuírem grande visibilidade, se tornaram fortes  influenciadores no que se diz respeito ao consumo. 

Os usuários da Internet podem ser classificados em : 

  • Inativos/ Espectadores: Leem e assistem a conteúdos. 
  • Participantes: Mantém e visitam páginas de mídias sociais.
  • Coletores: Acrescentam tags às páginas e usam feeds RSS.
  • Críticos : Postam avaliações e comentários. 
  • Criadores: Criam e publicam conteúdos , como artigos, vídeos, infográficos.

A saber, os Netizens que trazem melhor resultados para as empresas são os coletores, críticos e criadores. Pois eles contribuem de forma mais ativa, não se limitando a consumir. 

Detalhes importantes sobre os Netizens:

  • São consumidores e produtores ativos.
  • Possuem muitos seguidores.
  • não existe barreira demográfica para a sua atuação.
  • Funcionam como amplificadores, quando se trata de propaganda boca a boca.
  • Podem se transformar em defensores  nas redes.

  Porém,  é preciso cuidado  com o conteúdo que é produzido e compartilhado por sua empresa. Pois, se forem atacados ou contrariados os Netizens podem se tornar cyberbullies, trolls ou haters e  fazerem uma propaganda totalmente negativa para a sua marca.

Para mais textos, acesse nosso blog!

até logo!

 

Privacidade