SEO, O que é e quais vantagens oferece?

Como aconteceu essa ascensão do SEO?

Com a democratização do uso da internet, advinda da popularização dos smartphones, cresceu o número de clientes que pesquisam na web antes de fecharem negócio. As empresas se renderam e começaram a utilizar a rede para alavancar as vendas , assim,  aumentou a quantidade de sites.

 o SEO tornou-se essencial e estratégico para as empresas se manterem competitivas.  

   Mas afinal, o que é  SEO?

Search Engine  ( motor de pesquisa): São páginas da web que têm por intuito ser um filtro na busca de um usuário (por exemplo, o Google que é o buscador mais usado no mundo). Resumindo, Search Engine são mecanismos especializados em buscas por palavras-chaves,  pode ser Search Engine Marketing e Search Engine Optimization.

Search Engine Marketing (Marketing de busca): Basicamente são estratégias para alcançar posicionamento e visibilidade dentro dos motores de pesquisa. 

Search Engine Optimization ( SEO): É toda e qualquer ação que esteja relacionada a conquistar posições no ranking dos buscadores e podem içar o número de visitantes.

O SEO pode ser:

SEO on-page: Metodologia usada com o propósito de deixar o site mais visível para os mecanismos de busca , utilizando técnicas pagas ou orgânicas (são chamadas de orgânicas as maneiras naturais de otimizar o posicionamento do site). Esse método é aplicado dentro do site e se atenta a esses aspectos:

  • Cabeçalhos
  • Tags de título
  • Mídia interativa
  • Conteúdo atraente
  • Otimização de imagens 
  • links de saída e links internos 
  • Metatags e metadescrições

SEO off-page : Técnicas para provocar a popularidade do site, essa metodologia  é aplicada fora do site. Pode acontecer, por exemplo, com a criação de um link que aponte para seu site.  

SEO de estrutura: Metodologia baseada no cuidado com a estrutura do site , desde o relacionamento entre páginas e seções até os fatores que afetem o seu posicionamento nas ferramentas de buscas. 

 Além disso, existem práticas de SEO, podemos citar o Black Hat e o White Hat: 

 

  • BLACK HAT:  Estratégia cujo objetivo é alcançar tráfego na web de qualquer forma, mesmo que para isso precise enganar os motores de pesquisa. 

 

  • WHITE HAT: É uma prática de SEO ética e autêntica , cujo objetivo é satisfazer as necessidades do cliente. 

 Apesar de o Black Hat parecer atrativo, o White Hat é mais lucrativo a longo prazo.  Os sites de busca possuem regras para garantir a veracidade e relevância do conteúdo que serão entregues ao cliente, ou seja, desprezam formas manipuladoras que tentam burlar os mecanismos de busca. 

QUAIS AS VANTAGENS OFERECIDAS PELO SEO?

  • Pede um investimento relativamente baixo, que traz bons resultados a médio e longo prazo. Ao contrário dos anúncios pagos, os resultados do SEO são permanentes, necessitando apenas de pequenas manutenções depois de um tempo. 
  • Atua como uma forma de atração de novos clientes, a maioria das navegações iniciam a partir de um mecanismo de busca. O SEO poupa o tempo do consumidor e aumenta o tráfego na página da sua empresa. 
  • Oferecem ferramentas que geram gratuitamente relatórios para seu site ( Analytics e Search), são mensurados também  dados dos concorrentes , o que por sua vez traz insights e possibilita a criação de estratégias para seu crescimento.

Para manter um bom posicionamento na SERPs ( Search Engine Response Pages) é necessário o uso do SEO.  Os usuários se prendem aos primeiros resultados da busca! Dessa forma, atente para oferecer um bom conteúdo para que seu site apareça nas primeiras posições. Porém, não se esqueça, questões como a relevância e uma boa reputação são fundamentais para fazer seu site ser popular.

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Até logo!