Adapte-se à nova realidade – Digitalize seu negócio

A pandemia do novo coronavírus acelerou um processo que já vinha acontecendo há um bom tempo, a digitalização da prestação de serviços.

 Os canais digitais abriram um caminho direto para  interação entre empresa e seus clientes. O Linkedin, por exemplo, é uma referência quando se trata de obter informações empresariais, se conectar a profissionais e empresas. 

O digital mudou a forma como vivemos e socializamos, graças à popularização dos smartphones, hoje possuímos aplicativos para tudo. Podemos pedir comida, transporte, compartilhar leituras e fazer compras através de nossos aparelhos celulares. 

Você está lidando com uma geração de Netizens 

No texto “ Netizens e sua influência digital” falamos sobre o poder dessa geração na hora da decisão de compra.  Em 2020 a geração Z , ou netizens, representaram  40% de todos os consumidores.

Netizens e sua influência digital

Essa geração cresceu cercada pelos dispositivos digitais. Portanto, são as pessoas que mais cobram essas mudanças. Por serem multitarefas e poderem processar informações mais rapidamente do que qualquer geração anterior, os membros dessa geração estão aniquilando práticas de marketing que se tornaram obsoletas.

Eles são capazes de consumir conteúdos digitais em multi telas, usando uma ampla gama de dispositivos de forma simultânea. Além disso, eles já têm poder de compra e ocupam espaços de decisão e esperam que as empresas sejam digitais.

Por que digitalizar o meu negócio?

Dito isso, penso que já ficou evidente a importância de digitalizar o seu negócio. Os consumidores tendem a esquecer as marcas que não estão presentes no mundo digital.

Para uma  real adaptação a esta nova realidade é preciso uma mudança de estratégia de marketing, onde vise criar iniciativas que incorporem, se não todos, os principais canais digitais.

Ao criar uma transformação digital, sua empresa irá usar tecnologias e estratégias digitais para solucionar os problemas tradicionais e aqueles que vieram com a pandemia. 

No entanto, é importante ressaltar que essa transformação não pode ser superficial e sim estrutural.

O que pode ser entendido como transformação digital?

 Como foi dito anteriormente, a transformação digital não é algo para o futuro, algo como ficção científica, e sim, algo que precisa ser implantado com o máximo de urgência pelas empresas. 

É comum ver muitas empresas que foram criadas antes do surgimento da internet terem uma resistência ao mundo digital e se prenderem ao método tradicional e regras que não se aplicam mais. Essa atitude pode levar a empresa à ruína.

Como fazer a transformação digital?

Se a sua empresa ainda não se adequou ao mundo digital, será preciso uma mudança radical na estrutura. A tecnologia deverá ocupar um papel central e não de apoio nas suas estratégias.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que não são só as grandes empresas que precisam investir no digital. Toda organização que pense em sobreviver no cenário atual deverá fazer esse investimento. 

No nosso blog temos um texto que fala da importância do marketing digital para empreendedores, porque sim, até o pequeno empresário precisa repensar a sua presença digital.

Em suma, a transformação digital não é só mais uma palavra da moda, um termo bonito para dizer que vale a pena investir em Facebook Ads ou algo do tipo. Pelo contrário, ela veio para ficar e se sua empresa pretende sobreviver é importante se adaptar a esse progresso tecnológico.

Temos vários artigos e materiais ricos que podem ajudar você nesse processo!

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