Backlinks: o que são e para que servem?

O que são os backlinks?

Os backlinks são aqueles links inseridos no decorrer de uma postagem que redireciona o leitor para algum outro conteúdo que também seja relevante. Os backlinks podem guiar para uma página dentro do seu site ou fora dele. 

No caso dos backlinks internos, as páginas linkadas geralmente são relacionadas ao seu conteúdo e tem a intenção de aumentar o tempo de permanência do leitor no seu site. Já os backlinks externos, ou seja, aqueles que redirecionam para outro site, são usados principalmente quando o assunto em questão não possui espaço em seu site, mas ainda assim é válido mencioná-lo. Nesse caso, é interessante sempre avaliar a reputação e a credibilidade do site antes de linká-lo.  

Existem também o caso de outros sites que podem linkar o seu domínio, caso você ofereça publicações interessantes e de qualidade.

O principal objetivo dos backlinks é tornar a experiência de leitura do visitante completa. Como citamos, a partir deles, o leitor consegue encontrar conteúdos que explicam melhor determinados tópicos e assim se informar de forma clara sobre o assunto. Por exemplo, se você tem um blog sobre Tecnologia da Informação e em algum momento precisa falar sobre economia, você pode redirecionar o seu leitor a um portal mais qualificado para falar sobre o assunto. 

Para que servem os backlinks?

Além de uma boa experiência do usuário, os backlinks também objetivam:

  • Aquisição de tráfego de referência;
  • Boa colocação no ranqueamento dos sites de pesquisa (SEO);
  • Fortalecimento da marca (Brand Awareness); 

Quando você conquista bons backlinks direcionando as pessoas para suas páginas faz com que as suas chances de aparecer na primeira página do Google sejam  mais altas. Em outras palavras, você está dizendo ao algoritmo que aquilo que sua página oferece é valioso e merece ser mostrado juntamente aos principais resultados

durante as buscas dos usuários por determinadas palavras-chave.

 A partir desses resultados positivos, sua marca ganha um reconhecimento no mercado e através de uma consistência, vai se tornando referência no assunto em questão.

Quais os tipos de backlinks?

Existem alguns tipos diferentes de backlinks, que objetivam resultados diferentes. Confira: 

1- Nofollow

Quando você denomina o link escolhido de Nofollow quer dizer que seu site não tem relacionamento com o site citado. Essa tag é utilizada quando você não tem certeza da procedência do conteúdo linkado, e se possível, essa prática deve ser evitada.

Além disso, o Nofollow também tem a finalidade de taggear links deixados nos comentários, para que o Google não ache que esses têm alguma relação com o seu conteúdo publicado.

A expressão Nofollow, em português, quer dizer “Não seguir”. Isso significa que os bots do Google não vão visitar o link em questão.

2 – Dofollow

Já os Dofollow são aqueles links que são taggeados como transmissores de autoridade, ou seja, é interessante que os bots do Google os visitem.

Imagine que seu site é mencionado por um grande portal do seu nicho. Isso atribui autoridade ao seu conteúdo e pode trazer um alto número de visitantes. O mesmo acontece quando você anexa links em seu próprio site. 

Em outras palavras, essa tag mostra para o algoritmo e para os usuários que aquele conteúdo é confiável e logo, seu tráfego de visitantes é influenciado positivamente.

3 – Link Juice 

O Link Juice diz respeito a uma autoridade compartilhada. Quando taggeado dessa forma, o link diz ao algoritmo que, tanto quem citou, quanto quem foi citado, possui um conteúdo de qualidade que merece ser notado. 

Leia também:

Link building: Uma estratégia indispensável para o seu ranqueamento

Categorias e Tags: A importância do uso no blog de sua empresa

 6 Dicas de como usar Hashtags nas suas publicações

Para mais dicas, acesse nosso blog!

Até logo! 

Privacidade