Tornou- se um desafio manter a competitividade frente à forte concorrência impulsionada pela democratização do acesso à internet.
Além disso, a internet é a ferramenta intelectual com maior poder de absorver o indivíduo.
É evidente que na economia digital o poder da defesa da marca foi ampliado pela proliferação da conectividade móvel e das comunidades de mídia social .
Outro fator igualmente decisivo nesse processo é a popularização dos smartphones. Segundo o Relatório de mobilidade Ericsson , no próximo ano (2020) mais de 70% da população global possuirá um smartphone . Eles parecem estar acoplados ao corpo dos usuários que não desgrudam dos seus aparelhos.
Muitas atividades são realizadas pelo celular sem precisar sair de casa, oferecendo o máximo de conforto sem descuidar da segurança. Dessa forma, as pessoas ficaram dependentes dos seus aparelhos.
Pense, quantas vezes você olha o celular em um dia?
Como usar a popularização do smartphone ao seu favor?
Efetivamente, uma das formas aconselháveis para aumentar o engajamento da sua empresa é o uso de aplicativos para celular e dispositivos móveis. Em suma, aplicativo é um software instalado pelo usuário que oferece diversos tipos de interação com a empresa.
- A App Annie afirma que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países com maior número de aplicativos utilizados por mês.
- O País é o campeão em abertura desses apps abrindo em média quase 10 aplicativos por dia.
- O IBOPE inteligência aponta que 62% dos brasileiros têm aplicativos de compra instalados no celular.
Certamente, os aplicativos são um ótimo caminho para um bom engajamento, pois, através deles as marcas estão ao alcance das mãos dos consumidores.
Pontos positivos do uso de aplicativos pelas empresas:
Contato direto com o cliente:
- Em primeiro lugar, o uso de aplicativos é dinâmico e fortalece o seu relacionamento com os clientes. Facilita o acesso às informações sobre produtos e serviços que sua empresa oferece. Reforçando o vínculo entre o consumidor e sua marca.
Fidelização do cliente:
- Com o aplicativo da sua empresa instalado no celular, com certeza ela será a primeira opção do cliente quando ele precisar de um serviço ou produto do seu setor .
Marketing direto :
- Através do aplicativo sua equipe de marketing pode enviar campanhas, promoções e fortalecer a conexão com seu cliente.
Você precisa saber algumas coisas antes de lançar seu aplicativo:
- Antes de criar o aplicativo estude bem quem é seu público alvo e a partir dessa análise crie um app que seja útil para o consumidor.
- Ao lançar seu aplicativo deixe nítido como ele irá ajudar o seu cliente, qual é seu real objetivo.
- Analise os pontos positivos e negativos dos aplicativos lançados pela concorrência. Aprenda com os resultados das outras empresas, repita os acertos e tente não cometer os mesmos erros. Buscando sempre inovar e trazer algo diferente para o consumidor.
- Existem ferramentas que facilitam a criação de aplicativos, algumas são gratuitas, por exemplo, MockFlow, FrameBox e PenciProject. Mas ainda será necessário o trabalho de um bom programador.
- Capriche no design, pois, a imagem do seu aplicativo deve ser impecável e atraente. Não esqueça que ele refletirá o que é sua empresa e através desse reflexo o consumidor decidirá se vai adquirir seu produto ou serviço.
- Procure sempre fazer atualizações, o consumidor sentirá um cuidado e perceberá que o aplicativo é supervisionado e ele poderá ter assistência quando precisar.
- Seja persistente, a maioria dos aplicativos não fez sucesso na primeira tentativa, é preciso criatividade e trabalho duro.
- Se mesmo com as dicas você ainda não se sente confiante para criar sozinha (o) seu aplicativo, uma boa alternativa é contratar uma equipe especializada em plataformas móveis e designers que tenham experiência na área.
Hoje, aumentou de forma significativa o uso de aplicativos por empresas de diversos setores.
Portanto, fique atenta (o) e se adapte à essas novas demandas, uma empresa que não se atualiza com certeza será levada ao fracasso.
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Até logo!