Pular para o conteúdo
Blog Conheça os benefícios do social selling

Conheça os benefícios do social selling

O marketing digital trouxe novas estratégias e termos para as equipes de marketing e de vendas, entre eles está o “Social Selling”. 

Você sabe qual conceito está por trás desse termo?

Neste post, a Amplifica explica o que é o Social Selling e quais os benefícios que ele trará para a sua empresa. 

O que é o Social Selling? 

O processo de vendas de uma empresa envolve uma sequência de tarefas que deve ser feita de forma eficiente. Cada vendedor precisa utilizar um método de abordagem que o aproxime do cliente por meio de canais de comunicação que possibilitem a construção de um relacionamento, é aí que entra o Social Selling. 

Na tradução livre, Social Selling significa venda social, e nada mais é do que utilizar redes como LinkedIn, Facebook, Twitter, e Instagram para gerar relacionamento com seus potenciais clientes. Em outras palavras, Social Selling é o processo de prospectar potenciais clientes e se relacionar com eles nas redes sociais com o objetivo de gerar vendas.

Em vez de usar uma abordagem mais direta e efusiva , você busca o consumidor com o perfil de cliente da empresa e se aproxima dele para ganhar sua confiança. Para isso, você curte postagens, interage em grupos e oferece conteúdos de valor para construir sua credibilidade no longo prazo, sem pressa para fechar vendas. Esse processo é pautado nos 4 Ps do Social Selling. 

Você sabe quais são os 4 Ps do Social Selling?

No Social Selling existe uma metodologia conhecida como os 4Ps que dão um direcionamento nítido à forma como você deve agir para ser eficiente no ambiente digital.  Conheça-os:

Posicionamento

A forma como a sua empresa se coloca nas redes sociais, através de fotos, textos de descrição e postagens que realiza devem passar credibilidade ao visitante.

Prospecção

Não basta ampliar sua rede de contatos, é preciso antes qualificá-la. Evite adicionar perfis de forma aleatória e procure se aproximar cada vez mais daqueles que são estratégicos para você. Acompanhe as postagens desses clientes e se engaje. No momento certo, inicie um diálogo e se prepare para a próxima fase que é a proximidade.

Proximidade

Algumas empresas contratam até mesmo influenciadores digitais para poder trazer para perto mais clientes. Ainda que essa tática não seja fundamental, ela deixa nítido o quanto é importante criar proximidade e fazer com que seu público-alvo se sinta à vontade para negociar com você. 

Presença

Não basta fazer algumas ações isoladas, assim como não basta postar o dia inteiro sem um planejamento claro das suas atividades na rede. Ter presença é estar no lugar certo, na hora certa e para os consumidores certos. Conheça bem o seu negócio e a sua clientela para ser visto por quem realmente importa.

Conheça os benefícios do Social Selling

O Social Selling traz inúmeros benefícios para as vendas B2B, entre ele podemos destacar: 

Além dos benefícios apontados através de dados no gráfico, podemos nos aprofundar nestes: 

Reduzir o ciclo de vendas

As ferramentas online disponíveis e as conversas nas redes sociais permitirão monitorizar e conhecer as preferências, dúvidas, interesses e opiniões das pessoas em relação a um produto ou serviço, num período de pesquisa reduzido. Então, poderá concentrar-se noutros aspectos da venda que gerem valor agregado para os clientes.

Ganhar reputação online

Além da qualidade do produto ou serviço que oferece, é importante ganhar reputação online. Isto é conseguido através de opiniões e comentários sobre o produto e otimização dos perfis sociais da equipa, da empresa e dos seus vendedores.

Gerar leads

Com o Social Selling é mais fácil atrair potenciais clientes, já que, ao oferecer conteúdo e valor útil aos usuários, é possível conhecer as preocupações do cliente e fornecer soluções através das redes sociais, o que aumenta a possibilidade de conquistar a fidelidade dos clientes.

 Otimizar as vendas offline e online

O posicionamento do seu site e a aplicação de uma estratégia efetiva de redes sociais irão ajudá-lo a otimizar as vendas a todos os níveis.

Perceba que o Social Selling não é focado em resultados rápidos. É um trabalho de longo prazo, de construção de reputação, de aproximação com o público que trará um crescimento saudável para a sua empresa.

Então, requer um trabalho contínuo para consolidar a imagem do vendedor como um especialista em quem os potenciais clientes confiam. No entanto, é um trabalho que bem-feito otimiza o processo de vendas.

Para mais informações e dicas, acesse nosso blog ou seção de materiais ricos!

Leia também:

Cross selling e up selling: o que você precisa saber?

Funis de venda: faça a gestão com inteligência

Valorize sua marca com o fator “UAU!

Marcações: