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Blog Marketing Conversacional: entenda o que é e como funciona

Marketing Conversacional: entenda o que é e como funciona

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Já foi comprovado que o Marketing Conversacional é uma das maneiras mais rápidas de mover os compradores ao longo do funil de vendas, do topo até o fundo. Tudo por meio do poder das conversas em tempo real. 

Esse tipo de marketing constrói relacionamentos e cria experiências autênticas com clientes e compradores.

Mas você sabe exatamente do que se trata o Marketing Conversacional? Sabe por que ele vem sendo usado cada vez mais? Conhece seus principais mecanismos e ferramentas?

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber com mais detalhes, então este texto  é para você!

Afinal, o que é Marketing Conversacional?

Marketing Conversacional é um método de engajamento e conversão de leads por meio de atividades orientadas ao diálogo. É desse diálogo que vem o termo “conversacional” (deriva de “conversa”).

Esse modelo de Inbound Marketing foca nas interações com o consumidor, não apenas na transmissão unilateral da marca. Ou seja, além de receber informações, o cliente também as envia, estabelecendo um diálogo com a empresa. 

O Marketing Conversacional visa criar relacionamentos com o consumidor, construindo confiança por meio de conversas e melhorando a experiência do usuário. É também uma forma de resolver diversos problemas e facilitar a compra do produto ou serviço.

Dessa maneira, o Marketing Conversacional é um método de engajamento com visitantes da web e conversão de leads por meio de atividades orientadas ao diálogo. Portanto, é uma ferramenta que busca conectar as atividades de marketing com a equipe de vendas. 

Ainda que não seja obrigatória, recomenda-se o uso de uma plataforma online já estruturada. Assim, as informações estarão sempre em locais pré-estabelecidos e o usuário terá uma jornada mais tranquila pelo funil.

Essa jornada tranquila é alcançada por meio de mecanismos que facilitam a comunicação entre empresa e consumidor. É importante dar ao consumidor a possibilidade de se expressar como quiser. Aplicativos e ferramentas como WhatsApp, SMS, mídias sociais e até chamadas telefônicas são amplamente utilizados para esse fim.

Como é uma solução de Marketing Conversacional?

Uma estratégia de Marketing Conversacional é construída por um conjunto de soluções capazes de alcançar e envolver os visitantes do seu site. Uma solução típica deve conter os seguintes elementos:

Iniciador de conversa

Sabe aquela mensagem que aparece no canto inferior direito da sua tela quando você entra num site? Então, este é o iniciador de conversa. Ele serve para incentivar os visitantes a interagir com a empresa. O botão aparece junto com uma mensagem que pode ser totalmente personalizada. Assim, o visitante pode clicar e ser direcionado a uma página ou produto que irá solucionar sua dúvida.

Ferramentas de captura de leads 

Depois de clicar no início da conversa, os usuários entram em um diálogo curto com uma ferramenta de captura de leads, como um chatbot. É nesse processo que o chatbot fará uma série de perguntas simples em tempo real para entender se o usuário precisa de suporte ao cliente, assistência de vendas ou se procura realizar uma transação. Essa é uma boa oportunidade para trazer alguma personalização e fazer com que o visitante sinta que está realmente conversando com a marca.

O chatbot qualifica os leads e conclui o processo de vendas (no caso de uma simples intenção de compra). Ou leva o usuário ao colaborador certo para lidar com perguntas e solicitações mais complexas. De forma geral, o chatbot está vinculado a uma conta de mídia social, mas sua utilização também pode ocorrer desvinculada de canais externos.

A ideia é segmentar as vendas o mais rápido possível, agregando valor para o usuário. Com isso, o usuário poderá concluir transações com mais agilidade e chegar a um especialista da equipe de vendas sem precisar alterar seu canal de comunicação.

Mensageiro ao vivo

Leads qualificados são então colocados em contato com um membro da equipe de vendas. A plataforma de Marketing Conversacional deve fornecer à equipe notas sobre a qualificação do usuário e respostas às perguntas realizadas.

É aqui que o valor real é adicionado. Os representantes de vendas ou agentes de call center devem ser capazes de orientar os usuários pelas opções, a fim de fortalecer a confiança do lead qualificado até transformá-lo num cliente propriamente dito. 

Transmissão de vídeo ao vivo

Indiscutivelmente, o aspecto mais desafiador de uma solução de Marketing Conversacional é captar os visitantes e transformá-los em leads qualificados. Soluções sofisticadas permitem que a equipe de vendas transmita demonstrações de produtos ao vivo ou conduza perguntas e respostas em tempo real.

Isso significa que o iniciador de conversa oferece aos usuários a chance de participar da transmissão e interagir com os apresentadores de maneira simultânea.

Assim como os outros mecanismos, este também pode ser compartilhado nas mídias sociais e em outros canais de marketing.

Por que você precisa de Marketing Conversacional?

Muitas dificuldades (e até problemas) envolvendo as atividades de marketing acabaram levando as soluções a esse novo desenvolvimento. Mas, de forma resumida, podemos dizer que o Marketing Conversacional se tornou necessário hoje simplesmente porque as pessoas estão exigindo mais.

A maioria das empresas concordaria que sua base de clientes quer mais dos seus serviços e produtos. E quer ter uma melhor experiência de compra. 

Um estudo da Forrester sugeriu que 87% das empresas sabem que uma experiência de compra tradicional não é mais suficiente para satisfazer seus clientes. O Marketing Conversacional é uma resposta a essa demanda por uma melhor experiência na era digital.

Marketing Conversacional não é apenas uma palavra da moda

Um relatório de 2018 da Gartner sobre marketing digital e publicidade destaca que o Marketing Conversacional está cada vez mais presente no vocabulário dos profissionais de marketing, incluindo os gestores e tomadores de decisão. Além disso, as chamadas early adopters (empresas que gostam de usar novas tecnologias) podem se beneficiar muito disso.

O Marketing Conversacional é particularmente poderoso para compras complexas ou de alto envolvimento, como produtos financeiros, carros e viagens de luxo.

A experiência do cliente é tão importante quanto o produto

O mundo do comércio nunca foi tão competitivo. Além disso, o crescimento da internet trouxe consigo uma onda de produtos e serviços alternativos mais baratos para conquistar a participação de mercado de marcas já estabelecidas.

Isso significa que o consumidor agora tem mais opções e também que muitos produtos e serviços parecem extremamente semelhantes, evidenciando que a experiência de compra agora tem um papel muito mais importante.

No entanto, como apontam diversas pesquisas, uma fatia enorme dos consumidores considerariam optar por uma marca alternativa se a experiência de compra fosse melhor. Isso significa que os consumidores atuais dão preferência a serviços e produtos onde o processo é mais fácil, mais fluido e mais rápido. Além disso, o Marketing Conversacional ajuda a produzir isso.

Os consumidores querem enviar uma mensagem para você

Um estudo de 2019 descobriu que a maioria dos consumidores realmente deseja enviar mensagens para as empresas. Ou seja, nós clientes queremos não apenas enviar uma mensagem para a empresa (como fazíamos com e-mails), mas também receber uma resposta em tempo real.

Porém, os formulários tradicionais da web vão de encontro a esse entendimento. Exatamente por isso, as taxas de abandono da página são tão altas, com uma média de conversão por landing page girando em torno de 2,3%

Uma página que conta apenas com um formulário de captura de leads está completamente desatualizada. É como esperar que na época da Netflix você abra uma locadora imaginando que os amantes de cinema vão alugar mídias físicas…

Marketing Conversacional leva a vendas por meio do diálogo

O Marketing Conversacional é a plataforma e a tecnologia usada para engajar, qualificar e converter leads que desejam vendas não assistidas. no entanto, é basicamente a maneira pela qual você pode descobrir exatamente o que os usuários desejam, entender seus pontos problemáticos e oferecer a eles o serviço apropriado em tempo real.

Para os clientes em potencial que precisam de mais assistência ou têm dúvidas, eles são colocados em contato com um membro da equipe. Para que uma estratégia de Marketing Conversacional funcione, o conceito de diálogo não deve parar após a qualificação. Deve ser implementado também na equipe de vendas e entre os stakeholders relevantes.Título: 

“Vendas conversacionais” é o que acontece dentro da plataforma entre o lead e o membro da equipe — e é uma parte crucial da jornada do cliente.

Plataforma de vendas híbrida

De muitas maneiras, uma abordagem conversacional é mais natural para a equipe de vendas do que para os profissionais de marketing. dessa forma, isso significa colocar sua equipe de vendas para fazer apresentações e videochamadas. 

Dessa forma, podemos evitar uma desconexão entre a experiência de marketing online e aquela que um lead pode ter enquanto estiver na equipe de vendas. Se estiver bem conectado, isso criará uma experiência de compra tranquila e ajudará você a trazer clientes mais rapidamente para o seu negócio. E com menor custo de geração de leads.

 

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