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[Pesquisa] 101 indústrias farmacêuticas – Panorama Nova Bula Digital

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Pesquisa realizada pela Amplifica Digital 

De acordo com a Lei 14.338/2022, a bula digital não substitui a bula em papel a não ser que a Anvisa autorize. O prazo de adoção, também será definido pela ANVISA (ART 2º).

Para entender um pouco mais o cenário e o status da bula digital implementadas em diferentes sites das indústrias farmacêuticas no Brasil, tivemos a oportunidade de conhecer sites de  101  empresas.

Os resultados da nossa pesquisa  foram os seguintes:

 Panorama Nova Bula Digital

Trecho  da lei da bula digital:

  • 3º As bulas digitais de que trata o inciso IX deste artigo devem ser hospedadas em links autorizados pelo órgão de vigilância sanitária federal competente.
  • 4º A inclusão de informações em formato digital pelo órgão de vigilância sanitária federal competente ou pelo detentor do registro do produto em formato único não substituirá a necessidade da sua apresentação também em formato de bula impressa, com todas as informações necessárias em conformidade com a regulamentação do órgão de vigilância sanitária federal, observado idêntico conteúdo disponível digitalmente, inclusive em relação às normas de acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Algumas indústrias, das 101 avaliadas, ainda não possuem algum tipo de bula no site ou pelo menos não foram encontradas durante a nossa pesquisa.

 

ainda não possuem algum tipo de bula

Como foi o nosso processo de busca?

Simulamos um usuário normal da internet navegando até o site da indústria. 

Ao acessar o site da indústria farmacêutica, procuramos a seção produtos ou similares, para então tentar encontrar informações mais detalhadas sobre o medicamento/bula seja em texto/html ou em pdf.

Em nossa pesquisa identificamos que 29% das 101 indústrias farmacêuticas avaliadas ainda não possuem nenhum tipo de bula no site.

Analisando as 75 indústrias farmacêuticas das 101 avaliadas que possuem algum tipo de bula digital no site, temos o seguinte resultado:

 

Possuem bula digital

Trecho da lei

  • 6º A bula digital a que se refere o inciso IX do § 1º deste artigo terá, no mínimo, as seguintes características:

I – conteúdo completo e atualizado, idêntico ao da bula impressa;

II – formato que facilite a leitura e a compreensão;

III – possibilidade de conversão do texto em áudio e/ou vídeo

Algumas indústrias farmacêuticas direcionam o usuário para uma bula digital no site da ANVISA…

Durante nossa pesquisa, identificamos que em algumas indústrias farmacêuticas (pouquíssimas, vale ressaltar), quando os usuários de internet localizam alguma informação sobre o produto, são direcionados para o site da ANVISA. No entanto, surge a seguinte questão: é válido direcionar os usuários para o site da ANVISA ao clicarem no produto? Agora, vou deixar você responder. 😉

Aspectos de marketing

Considerando o que é mencionado na lei, devemos ter conteúdo completo, atualizado, que facilite a leitura e tenha possibilidade de conversão do texto em áudio e/ou vídeo, foram analisados alguns critérios em nossa pesquisa:

  • Facilidade de entrar no site da indústria
  • Rapidez no carregamento
  • Experiência de página/design/ux/ui
  • Se possuía aúdio/vídeo/pdf/texto/html
  • Análise técnicas de pixels de remarketing das principais mídias digitais

O que trouxemos para esta pesquisa foi apenas a análise se tinha ou não algum tipo de bula no site em formato texto/html/pdf/áudio/vídeo.

Ter a bula em um site controlado

É interessante que a bula digital esteja em um território controlado pela empresa. Dessa forma, é possível ter todo o trackeamento do comportamento do usuário com determinado produto no site. Além disso, é importante ter processos de controle de versões/updates e de links de redirecionamento. (pois se eventualmente mudar a estrutura do site, poderá rapidamente redirecionar para a nova página, sem perder milhares de embalagens impressas que já possuem um código de leitura.) Imagine ter que reimprimir novas embalagens porque o link do site mudou?  Ou no momento que o consumidor ler o código nas embalagens, aparecer a mensagem na tela do celular que aquela url não existe?

Performance digital & geração de demanda

Entendendo que o consumidor de medicamento está em qualquer lugar do mundo, é importante ter trackeamento assertivos de acordo com a LGPD para que seja possível criar ações de marketing.

Pixels/remarketing

Ter todos os pixels de remarketing das principais mídias digitais (Google Ads, Meta, TikTok, LinkedIn Ads, etc) configurados ajudará a crescer a base de consumidores para que então seja possível criar diferentes ações de marketing digital.

Não estamos falando aqui de ofertar medicamentos, sabemos que não é permitido para a indústria fazê-lo.

Mas conteúdos abertos ao público em geral, sim, é possível. 

Ações de performance digital que podem ser feitas quando se tem controle e todas as configurações estão presentes no site/páginas dos produto:

  • Distribuir conteúdos abertos ao público em geral sobre patologias
  • Distribuir conteúdos de sites de programas de pacientes
  • Distribuir conteúdos de saúde/bem estar de acordo com a faixa etária do paciente que consome determinado tipo de medicamento.
  • Ações de marca e de Branding Awareness

Acompanhe mais sobre a Bula Digital em nossa live realizada  no dia 15/02/2023 com o Rodrigo Klein da T2 Software e Ricardo Verza da GS1.

Clique aqui para acessar a gravação da Live !

Conclusões

A bula digital precisa ter ao menos as seguintes características: 

I – conteúdo completo e atualizado, idêntico ao da bula impressa;

II – formato que facilite a leitura e a compreensão;

III – possibilidade de conversão do texto em áudio e/ou vídeo

Quando falamos de experiência digital, devemos pensar em cada consumidor de medicamentos de forma única. Por exemplo:

  • Se um medicamento, que tem mais consumo por determinada faixa etária, por exemplo, acima de 60 anos, é interessante ter bula digital apenas em textos e com fontes pequenas no site? Nesse sentido, é importante considerar como deve ser a experiência de página para esse consumidor.
  • Se estamos falando de medicamentos para um público mais jovem, como deve ser a experiência de página para este público? 
  • Como melhorar ainda mais a jornada do consumidor de medicamentos levando conteúdos digitais direcionados para ajudar sua saúde a ter longevidade, por exemplo?

A bula digital é um complemento a bula impressa, se haverá ou não uma substituição só futuro irá dizer e este não é o foco deste texto.

Precisamos pensar em como agregar ainda mais uma experiência positiva com as marcas, direcionando e incluindo o consumidor em uma jornada digital que seja benéfica.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe!

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