No nosso último texto: Eventos online: 8 Erros a serem evitados, falamos sobre como o início do ano é um período de repensar estratégias, mas essa fase é também importante para definir um novo planejamento.
A Amplifica Digital espera que esse ano seja de sucesso para a sua empresa. Por esse motivo trouxemos algumas tendências para 2022 que podem influenciar e impactar o mercado B2B, para que você possa criar seu planejamento de forma embasada. Aproveite a leitura!
Vendas em um mundo híbrido
Tendo em vista os últimos anos, as tendências de vendas para 2022 apontam para relações em modo híbrido. Mesmo que os casos de contaminação pela Covid 19 diminuam, voltaremos, é claro, a fazer muitas atividades presencialmente, porém, ao mesmo tempo, outras tantas seguirão sendo online.
Por exemplo, mesmo nas vendas B2B, muitos negócios seguirão sendo fechados remotamente, já que os clientes se adaptaram a esse modelo e não veem sentido em voltar à prática do passado.
O B2B estará firme no digital
Acompanhamos nos últimos anos o aumento da presença digital de diversos segmentos. Em 2022 não será diferente, o mercado e as tendências de vendas estão direcionadas para o digital, isso inclui negócios relacionados ao B2B.
Investimento em cibersegurança e proteção de dados
A pandemia popularizou o modelo de trabalho híbrido em 2021. Em paralelo, a falta de investimento em cibersegurança e as vulnerabilidades associadas ao trabalho remoto aumentaram os números de ataques cibernéticos. Grande parte dos ataques visam capturar dados das empresas com interesse de extorsão.
Dessa forma, é intuitivo que em 2022 as empresas invistam mais em proteção de dados e cibersegurança para se adaptar com segurança a um novo momento das vendas.
O Social Selling ganha mais espaço
Na tradução livre, Social Selling significa venda social, e nada mais é do que utilizar redes como LinkedIn, Facebook, Twitter, e Instagram para gerar relacionamento com seus potenciais clientes. Em outras palavras, Social Selling é o processo de prospectar potenciais clientes e se relacionar com eles nas redes sociais com o objetivo de gerar vendas.
Após o aumento do investimento em marketing digital nos últimos anos, surge a necessidade de rever as estratégias de utilização desses canais de vendas. Os clientes buscam cada vez mais informações online antes de fechar uma compra e o Social Selling precisa jogar a seu favor, de uma forma muito mais madura.
Uso de Inteligência Artificial para impulsionar as vendas
A inteligência artificial já está presente no nosso dia a dia, mas em 2022 os softwares de IA se mostrarão fundamentais no auxílio de equipes comerciais em processos e tarefas essenciais. A Inteligência Artificial possibilita que se reúnam informações valiosas sobre os prospects que podem ser utilizadas para desenvolver estratégias de marketing, oferecer sugestões aos clientes e fazer previsões que ajudam a planejar de forma mais segura, garantindo assim uma maior produtividade .
Tecnologia mais presente no setor B2B
Independente das soluções ou produtos oferecidos, o setor B2B terá maiores investimentos em tecnologia com o objetivo de maximizar o potencial de vendas. As lideranças deverão buscar utilizar Inteligência Artificial e outras tecnologias para agilizar os processos e melhorar a experiência de compra dos clientes.
Automação das vendas B2B
Ao utilizar mais tecnologia e inteligência artificial para automação dos processos os vendedores gastam menos horas em tarefas burocráticas. Por exemplo, respondendo a um e-mail, limpando o labirinto de agendamento de compromissos ou atualizando suas listas de tarefas pendentes, enquanto o relógio avança.
A automação em vendas eliminará tarefas demoradas que poderiam ser usadas para melhorar a qualidade do atendimento, qualificação ou até o fechamento de uma venda que foi suspensa por vários motivos – muitos dos quais relacionados à falta de tempo para cuidar dela.
As Vendas B2B serão baseadas em valor
A venda baseada em valor é uma estratégia na qual as empresas se concentram em mostrar aos clientes os benefícios que obterão com a aquisição. Mudar o foco das vendas é uma grande tendência para 2022.
Análise preditiva nas vendas B2B
A análise preditiva abrange uma variedade de técnicas estatísticas de mineração de dados, modelagem preditiva e aprendizado de máquina . Além disso, elas analisam fatos atuais e históricos para fazer previsões sobre eventos futuros ou desconhecidos. Sendo assim crucial para as vendas B2B, visto que os vendedores precisam analisar um volume de dados cada vez maior. Portanto, não há como classificar as informações sem a ajuda de mecanismos analíticos fornecidos por ferramentas de inteligência de negócios. Com uma análise preditiva é possível identificar oportunidades e evitar riscos ignorados anteriormente.
Essas são as principais tendências para vendas em 2022, aproveite para aplicá-las nas estratégias da sua empresa.
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