Como anda a sua presença no LinkedIn? Usar o LinkedIn de forma correta é fundamental para as suas vendas.
As chances de você encontrar um novo prospect para o seu negócio no LinkedIn são enormes. Isso porque ele é a maior rede social profissional do mundo, atualmente ele possui 740 milhões de perfis profissionais e esse número não para de crescer.
O LinkedIn tem como objetivo aumentar o networking e os contatos profissionais entre as pessoas. Sendo assim, é uma ótima maneira de encontrar potenciais decisores dentro das empresas, se conectar a novos clientes e mostrar que você conhece o seu mercado.
Independente do seu segmento, ter boas estratégias digitais para usar da melhor forma o LinkedIn será um divisor de águas para o aumento das suas vendas.
Por isso, a Amplifica Digital separou algumas dicas que irão te ajudar a ser um líder em vendas pelo LinkedIn.
Porém, como ser notado entre mais de 740 milhões de usuários?
Em primeiro lugar, é importante separar algumas horinhas do seu dia para se dedicar a fortalecer a sua presença no LinkedIn, e usá-lo semanalmente para apresentar os seus produtos e soluções. Se você está começando e não sabe por qual caminho seguir, temos o passo a passo para você:
Faça com que seu perfil seja impressionante
O seu perfil no LinkedIn é onde será criada a primeira impressão sobre você. Dessa forma, preencha-o completamente, adicionando as informações relevantes de seu currículo: a sua formação acadêmica, seu histórico de trabalho e seu conjunto de habilidades.
Use nos seus textos palavras-chave específicas, coloque uma foto que gere credibilidade, além de criar um título interessante na sua função e compartilhar conteúdo útil para o seu segmento.
Tenha uma boa rede
Conecte-se com seus contatos atuais. Importe de sua agenda, conecte outras mídias sociais, ou até mesmo contatos de e-mails.
Isso vai ajudar você a semear o seu LinkedIn e ter alguns contatos para começar. Ao adicionar essas pessoas, o LinkedIn vai ajudar você a identificar novas conexões que poderiam ser leads para o seu negócio.
Encontre e participe de grupos do seu segmento
Cada perfil pode se cadastrar em até 50 grupos no LinkedIn. Entre nos grupos e leia as postagens, veja as dúvidas, participe ativamente respondendo, dando a sua opinião, linkando respostas para o blog da sua empresa, isso pode aumentar o engajamento das suas páginas e consequentemente as suas vendas.
Adicione perfis de potenciais prospects
Adicione potenciais prospects e leads ao seu perfil profissional, principalmente aqueles que já consomem aquilo que você faz.
Nos grupos é um ótimo lugar para conhecer mais pessoas e se fazer conhecido. Esse é um passo fundamental para quem quer usar o LinkedIn para vender.
Monitore sempre
Não se iluda, não serão todos os grupos que irão te trazer oportunidades. Da mesma forma, suas mensagens não serão todas respondidas. Mas não desanime, filtre os grupos que dão mais retorno, troque os grupos de menos retorno por novos grupos e comece o trabalho novamente. Veja o que está dando retorno e o que não está.
Use mensagens personalizadas
Um dos maiores erros é mandar uma mensagem muito genérica do tipo “eu gostaria de adicioná-lo à minha rede profissional”. Não faça isso, esse modelo de mensagem é seca e demonstra um desinteresse da sua parte. Personalize a sua mensagem para incluir algo que você sabe que é interessante para o seu lead e que você conhece o mínimo para que a conexão seja vantajosa para os dois.
Para fazer essa categorização, segmente os usuários pelo mercado, localização geográfica ou qualquer categoria que faça mais sentido para o seu negócio. A coisa mais importante é garantir que você capture dados para aprender a usá-los em seu negócio. O CRM é uma ótima ferramenta para te ajudar nessa tarefa.
Use as palavras-chave certas
Se você ainda tem dúvidas quanto às palavras-chave certas para o seu negócio pode utilizar a ferramenta do Google AdWords para encontrá-las.
Se você precisar de informações mais específicas, considere assinar o LinkedIn Premium, que lhe dá a capacidade de pesquisar pelas seguintes características:
- Função;
- Experiência;
- Interesses;
- Anos de experiência;
- Tamanho da empresa.
Publique conteúdo autoral
Escreva um conteúdo sobre o seu segmento e estimule a participação dos seus usuários. Este é o melhor caminho para se tornar referência no LinkedIn e captar a atenção de potenciais clientes. Mostre que tem conhecimento sobre a solução ou serviço que está oferecendo.
Enfim, buscar uma melhoria contínua é essencial para qualquer profissional. Manter seu perfil atualizado e ativo com suas experiências e suas certificações na área é o segredo para se tornar um líder em vendas pelo LinkedIn.
Para mais informações, acesse nosso blog ou seção de materiais ricos!
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