Tradicionalmente, uma marca é um conjunto de imagens (nome, logotipo,slogan), que a distinguem das concorrentes. Ela representa totalmente a experiência que a empresa proporciona aos seus clientes. Sendo assim, hoje, a marca vale mais que o produto e até mesmo que a própria empresa.
Por certo, o valor de uma marca está na capacidade de ganhar um significado exclusivo, destacado e positivo na mente de seus clientes. Dessa maneira, por ser mais que o produto , ao pensar em uma marca, devem ser destacados aspectos linguísticos, psicológicos e sociais na sua brand strategy.
A priori, o conceito de marcas está profundamente ligado ao posicionamento de marca, ou seja, a batalha pela mente do consumidor. Para criar um valor de bem estruturado é preciso ter um posicionamento claro e coerente, e que seja diferente da concorrência. O posicionamento pode ser entendido, basicamente como uma promessa atraente, que os profissionais de marketing fazem para conquistar os consumidores. Porém, é importante serem íntegros e fazerem promessas que irão cumprir. No atual cenário de economia digital, os clientes têm poder de pesquisar e avaliar as ações das marcas.
Marcas são consequências diretas das estratégias de segmentação de mercado e diferenciação de produto. Com as tecnologia disruptivas , produtos e tendências cada vez mais instantâneos, a marca precisa ser dinâmica o bastante para se comportar de determinadas formas em situações específicas. No entanto, essas mudanças não podem atingir a personalidade defendida pela empresa . A personalidade é a razão de ser da marca e deve ser constante.
A constância da personalidade e uma identidade bem criada dificulta a imitação, fortalece a marca, além de:
- Orientar e aperfeiçoar a estratégia de marca.
- Proporcionar opções de expansão da marca.
- Melhorar a memorização da marca
- Criar significado e concentração para a empresa.
- Gerar uma grande vantagem competitiva .
- Oferecer propriedade sobre um símbolo de comunicação.
- prover eficiência em termos de custo de execução de campanhas.
O marketing vive definitivamente a era das marcas. A solução para manter a competitividade é ter uma marca diferenciada e fixá-la na mente do consumidor. Assim sendo, a chave para o sucesso está no uso do conceito de marketing através de estratégias de posicionamento.
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