Pular para o conteúdo
Blog Brand Affinity: conquiste um público fiel

Brand Affinity: conquiste um público fiel

No textoBrand Awareness, o que é e como fortalecer?” foi mostrado que Brand Awareness é quando a notoriedade da marca faz com que o produto se torne praticamente um sinônimo da marca, ou seja, você não consegue desassociar mais a marca do produto. Às vezes as pessoas acabam chamando o produto pelo nome da marca, até mesmo quando o produto é da marca concorrente. Em síntese, Brand Awareness é uma métrica utilizada para a compreensão da consciência de marca. 

O Brand Awareness fortalece muito a autoridade da marca na cabeça do consumidor. A probabilidade de quando o usuário for comprar um produto daquele segmento ele comprar esse que está fixado na sua mente é muito maior. 

Enaltecer a sua autoridade e relevância junto aos consumidores é um dos principais objetivos de uma estratégia de marketing. Por esse motivo o Brand Awareness é importante. 

Mas para além do Brand Awareness, você já pensou na importância do Brand Affinity?

Vamos por partes, você sabe o que é Brand Affinity?

  Pode ser dito que brand affinity é o relacionamento da sua empresa com os clientes que têm os mesmos valores que ela, dessa forma, é correto dizer que mais do que uma decisão racional, a jornada de compra passa a sofrer uma grande influência emocional.

   Em primeiro lugar, a sua empresa deve ir além de ser reconhecida pelo consumidor, ela deve ser valorizada e admirada.

Já falamos nos textos “O marketing on-line irá destruir o marketing off-line? e “Dos 4 As aos 5 As, Como as pessoas compram?sobre a importância das empresas terem clientes que ajam como advogados fiéis.  São esses clientes que indicam sua marca e além disso defendem a mesma de ataques, sejam eles no meio físico ou digital.

Você pode alcançar essa fidelidade de diversas formas, entre elas a principal é manter uma interação com o consumidor. Lembra do que falamos sobre a humanização da marca? Sem dúvidas, entender o lado humano é uma das formas para manter a competitividade da sua empresa. Mas o caminho também se concentra em mostrar o lado humano das empresas. Assim mais consumidores serão atraídos e poderão se tornar em leads e até mesmo defensores da marca .  Para aprofundar no assunto leia o texto: “6 atributos humanos que irão fortalecer sua empresa.”  Em vista disso, criar essa aproximação com o seu consumidor ajudará você a divulgar os seus produtos e aumentar o seu alcance.

Em suma, podemos dizer que o brand affinity acontece quando os consumidores começam a se preocupar com a sua marca. Eles sabem dos valores que a sua empresa acredita e passam a se relacionar com maior naturalidade e confiança no que você tem para dizer.

Quais são os benefícios do Brand Affinity?

Além dos benefícios evidentes de ter vários defensores da marca, existem outros que também são bem nítidos. Existe uma maior facilidade em fidelizar os seus clientes. Afinal, eles se identificam com os valores reproduzidos por sua marca. Podemos citar também a priorização no processo de escolha, com certeza a sua marca será a primeira a ser lembrada.

O que fazer para aumentar o Brand Affinity?

Agora que você já conhece a importância dessa estratégia, vamos aos meios para otimizá-la.

Entenda o seu público

De nada adiantará todas as suas estratégias se você não conhecer o seu público. Por isso, estude os mínimos detalhes do seu comportamento e tente compreender os seus hábitos. Dessa forma, você terá o máximo de informações e conseguirá criar estratégias mais assertivas.

Produza conteúdo relevante

O Marketing de Conteúdo desempenha um papel importante dentro de qualquer estratégia. É a partir dele que se pode criar uma relação mais próxima com os seus clientes. Com a produção de materiais relevantes, mais usuários vão se interessar pela sua marca. Crie materiais que sejam úteis para o cliente, não mire apenas na venda.

Faça parte da vida do cliente

Seja mais que uma empresa que cria conteúdos, faça parte da rotina dos seus clientes. Seja através de stories em redes sociais ou algo que tenha maior relação com o seu segmento. 

Ao seguir essa dica você construirá uma marca forte que conta com um grupo de clientes fiéis. 

 Para construir essa relação você precisar de conteúdo de relevância, no nosso blog temos dezenas de dicas sobre conteúdo.

Venha conferir! 

Marcações: