O que toda marca deseja é estar presente na mente do consumidor. No marketing temos um termo para isso: Brand Awareness.
Você sabe como está o brand awareness da sua marca?
Não sabe o que é brand awareness? Neste post você irá descobrir o que isso significa.
Brand Awareness pode ser traduzido como notoriedade da marca, ou seja, como as pessoas reconhecem ou percebem uma marca.
Se eu te perguntar sobre uma marca de tênis, de palha de aço ou achocolatado o que vem na sua cabeça?
Ou se eu te mostrar essas imagens, o que você lembra?
Isso é brand Awareness, quando a notoriedade da marca faz com que o produto se torne praticamente um sinônimo da marca, ou seja, você não consegue desassociar mais a marca do produto. Às vezes as pessoas acabam chamando o produto pelo nome da marca, até mesmo quando o produto é da marca concorrente. Em síntese, brand awareness é uma métrica utilizada para a compreensão da consciência de marca.
O brand awareness fortalece muito a autoridade da marca na cabeça do consumidor. A probabilidade de quando o usuário for comprar um produto daquele segmento ele comprar esse que está fixado na sua mente é muito maior.
Enaltecer a sua autoridade e relevância junto aos consumidores é um dos principais objetivos de uma estratégia de marketing. Por esse motivo o Brand Awareness é importante.
Entre as dicas para fortalecer seu brand awareness está:
Conheça sua persona:
Conhecer seu cliente ideal, ou persona, você será capaz de oferecer uma experiência única. Isso fará com que ele lembre de sua marca quando precisar do produto ou serviço que você oferece.
Tenha uma identidade única:
Faça com que suas cores e seu logo sejam marcantes e assim reconhecidos facilmente.
Aposte no marketing de conteúdo:
É uma ótima forma de se destacar da concorrência e ser lembrada sempre que uma necessidade de consumo surgir.
Patrocine eventos, personalidades:
Quando você associa sua marca a um evento ou personalidade, ela acaba estando presente em diversa situações, sendo assim mais fácil de ser lembrada depois.
Ofereça brindes da sua marca:
Não precisa ser algo grande, pode ser um chaveiro, caneca, algo simples que permita que o cliente carregue a sua marca no dia a dia.
Mantenha um bom relacionamento com o consumidor:
Você não quer que a lembrança da sua marca seja ruim, faça de tudo para que a experiência do seu cliente seja ótima antes, durante e após a compra.
Enfim, após seguir essas dicas tenha paciência para colher os resultados, nenhuma marca se consolida do dia para a noite. Com um trabalho bem feito você e sua equipe irá fortalecer seu brand awareness.
Leia em nosso blog os 7 motivos para definir bem a marca da sua empresa.
Até logo!