Como usar o marketing de conteúdo?

Atualmente, graças a democratização da internet e popularização dos smartphones, um número maior de pessoas têm incluído o acesso à web na sua rotina, o que comprova que a internet se mostra cada vez mais um campo fértil para sua empresa investir em marketing. 

Por ter mais informação disponível e menos tempo livre, os consumidores filtram os materiais que chegam até eles. Por isso, as empresas vêm apostando em marketing de conteúdo.

O marketing envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo relevante para seu público alvo. 

Para trabalhar com marketing de conteúdo, o profissional deve ser ou se tornar um contador de histórias, pois, ele precisará narrar algo que seja útil e que irá  prender a atenção do consumidor. 

O que torna o marketing de conteúdo mais atraente é o fato dele ser acessado através da demanda dos consumidores e não das empresas, são os clientes que optam por consumir o que, quando e onde querem. Se as pessoas não acharem seu produto atraente , não perderão tempo lendo ou assistindo.

É preciso uma mudança de mentalidade para o uso do marketing digital, a marca às vezes precisa criar material que não irá aumentar diretamente as vendas, mas será útil criando conexões mais profundas entre a marca e o consumidor. 

Hoje, o marketing de conteúdo ganhou popularidade e vem sendo anunciado como o futuro da publicidade na economia digital.

Mostraremos oito passos para sua empresa usar o marketing de conteúdo de forma assertiva:

Fixe metas:

Em primeiro lugar, defina suas metas e quais os objetivos esperados com esse processo. As metas geralmente podem ser classificadas em duas categorias: 

  • Geração de Leads , efetivação de vendas, Cross- selling ( leva um produto que complementa sua compra inicial), Up selling ( o cliente leva um produto mais caro do que pretendia comprar) e vendas por indicação de outros clientes. 
  • Relacionados com a marca:
  1. Consciência de marca
  2. Associação de marca 
  3. Fidelidade e defesa de marca .

Se sua meta está relacionada à venda, é preciso alinhar seu conteúdo com os canais de venda, mas se a meta está ligada à questão de métrica, é preciso garantir que o conteúdo seja coerente com a personalidade da marca.

Mapeie seu  público: 

Qual público você deseja impactar com seu conteúdo? 

Defina um subconjunto específico do seu público alvo, isso te ajudará a criar algo relevante e profundo, coloque-se no lugar do seu consumidor e pense quais são os seus anseios e medos. 

Planeje seu conteúdo:

Não faça seu conteúdo de forma solta, deve existir uma ligação entre todo o material que você irá produzir. Pois, a combinação de temas pertinentes em conjunto com formatos adequados, assegura uma campanha de marketing de conteúdo bem-sucedida. Por isso, pense qual material será realmente útil para seu público. 

Criação:

 A criação de conteúdo exige investimento de tempo e orçamento. Se o conteúdo não for de alta qualidade será apenas perda de tempo produzi-lo. O conteúdo muitas vezes não leva a compra, mas irá criar uma afinidade entre a marca e o consumidor. Faça que seu conteúdo seja original, algo diferenciado do que o consumidor acharia em outras buscas pela rede. 

Distribuição : 

Se não atingirem o público ideal, um conteúdo bom é jogado fora. Com tantas informações disponíveis nas redes, é normal que algum conteúdo desapareça . Por isso, se atente para postar no canal certo, as redes sociais têm um poder imenso, descubra qual melhor se relaciona com seu negócio.

Ampliação :

O segredo para uma distribuição forte na mídia é uma boa estratégia de ampliação de conteúdo . Quando seu conteúdo alcança os influenciadores chave esse conteúdo tem mais chance de viralizar . Então identifique quem são os influenciadores do seu setor.

 Avaliação :

 Avalie se o engajamento e as vendas  aumentaram após o compartilhamento do seu conteúdo. Observe se as métricas dos 5 As foram atingidos de forma positiva.

Melhoria :

Depois de fazer a análise sobre os resultados vindos do marketing de conteúdo, identifique as mudanças a serem feitas. Lembre, melhorias periódicas são fundamentais.

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Até logo!

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