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Empresa de TI? O que evitar na hora de se comunicar

  Você já parou para analisar como está a comunicação da sua empresa?

Quando falamos do segmento de TI, estamos nos referindo a um dos setores mais promissores em relação ao crescimento  e com alto potencial para atrair e fidelizar o público tanto nos canais online quanto no off-line. Afinal, nunca houve um tempo em que os recursos tecnológicos fossem tão importantes quanto atualmente. Porém, é uma área especialmente complexa, o que pode tornar a comunicação para TI pouco assertiva se não houver certos cuidados. 

Muitas soluções oferecidas pelos negócios de TI por si só, são de difícil compreensão para quem não é da área. No entanto, não basta ter ótimos produtos ou serviços se os potenciais e atuais clientes não souberem de sua existência, benefícios e diferenciais. Ou seja, por mais complicado que pareça a princípio, é fundamental dar um passo além dos manuais técnicos.

Isso significa criar estratégias de conteúdos com linguagem de fácil entendimento e um olhar objetivo sobre as soluções. Sem contar o uso da criatividade para oferecer materiais visualmente agradáveis e que vão de encontro às características, dores e desejos do seu público.

Dessa forma, é preciso simplificar os conteúdos de canais digitais como redes sociais, blogs e e-mails marketing. Além de segmentar adequadamente a audiência, para que as ações cheguem ao seu público-alvo. 

Boa parte do empresariado, principalmente os mais tradicionais, costumam ver a comunicação como algo supérfluo, banal, um gasto desnecessário. No entanto, o impacto de falhas nesta área é enorme para o resultado final dos seus investimentos. 

Veja alguns erros que devem ser evitados internamente: 

 A comunicação deve ser efetiva em todas as equipes da sua empresa e não só com os clientes. Existem alguns erros que devem ser evitados, como: 

Clima ruim entre a equipe

Não se engane, o clima organizacional tem influência direta sobre a produtividade, a motivação e o comportamento da equipe. Compreenda quais pontos negativos atrapalham o clima no trabalho, tenha essa informação através de feedbacks da equipe. Podem ser coisas simples, mas são os detalhes que fazem a diferença!

Não determinar objetivos para as tarefas

Para estar engajado com a tarefa, o profissional precisa estar motivado. Convenhamos que é quase impossível se motivar com algo que você não entende a importância. Mostre para o seu funcionário o impacto que o trabalho dele tem para a empresa e como isso é relevante para o todo. 

Deixar os colaboradores fora do planejamento

Como dito anteriormente, é preciso que o profissional esteja ciente dos passos da empresa. Não envolver os colaboradores nos planejamentos, ou pelo menos não definir os pontos levantados, incentiva a ter um clima organizacional ruim. Evite causar uma “separação” entre os setores da empresa. Quanto mais próximos estão os colaboradores dos objetivos da empresa, mais à vontade estarão para conversar. 

Evite o famoso “telefone sem fio” 

A forma como as informações são passadas pelos setores deve ter o máximo de clareza possível, quanto mais próximo for o colaborador da informação inicial, melhor para o engajamento da equipe. Se tem algo que é comum e faz parte desse sistema do “telefone sem fio” são os rumores. Muitos profissionais de TI já são tímidos em relação a comunicação, deixar “incertezas no ar” só aumenta a desconfiança do que é dito e, consequentemente, o desconforto no convívio. 

Evite esses erros na hora de se comunicar com seus clientes

Não saber quem é o público-alvo

Não inicie nenhuma ação sem determinar quem é seu público-alvo. Afinal, a escolha dos canais, linguagem, tom de voz e os assuntos a serem abordados, devem ter como principal pilar as características dos potenciais clientes.

Usar linguagem de difícil compreensão

Para que seu público-alvo seja atraído e fidelizado é preciso utilizar uma comunicação assertiva. Os profissionais de TI possuem um vocabulário próprio, com termos técnicos que podem ser de difícil compreensão para quem não é da área.  Dessa forma, conte com profissionais especializados em comunicação corporativa e marketing, que os auxiliem no desenvolvimento de conteúdos adequados. Esses devem unir pontos como palavras de fácil entendimento e autoridade de marca.

Falta de humanização na comunicação

Mesmo que seu segmento seja voltado à tecnologia da informação, não foque só em softwares, lembre-se de usar uma comunicação humanizada, agradável e cordial.

Leia nosso artigo: Antropologia e marketing digital, a união perfeita para sua empresa , nele contém informações importantes para a humanização da comunicação da sua organização. 

Focar somente nas vendas

É importante focar nas vendas? Sim, é e muito! No entanto, não deixe de lado o relacionamento com o cliente. Dificilmente um negócio que esteja precisando das soluções que o seu oferece vai comprar um produto ou contratar soluções logo no primeiro contato.

Isso porque existe uma jornada de compra, que se inicia quando o potencial cliente conhece uma empresa, estabelece relações por meio dos diversos canais de contato, até que as vendas e a fidelização aconteçam.

  Sendo assim, crie uma estratégia que mostre ao público-alvo que existe um problema a ser resolvido e de que forma isso pode ser feito. Somente após essas etapas é que o público-alvo deve ser impactado com os produtos ou serviços oferecidos.

Canais de comunicação insuficientes

É imprescindível contar com um bom Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) em diferentes canais estratégicos de comunicação, aqueles que seus clientes mais usam, tais como: telefone, redes sociais e e-mail. A presença digital e multicanal é indispensável em qualquer estratégia de marketing.

Não realizar feedbacks e pesquisas de satisfação

Empresas que não estão pautadas no princípio da transparência e que não escutam seus clientes ficam atrás da concorrência. É necessário se comunicar de modo nítido e objetivo com o público, resolver dúvidas, oferecer informações e prestar serviços.

Falta de atenção

No caso do atendimento presencial ou telefônico, a falta de atenção passa a percepção de que o cliente está sendo desvalorizado. Trata-se de não ouvir ou, aparentemente, não dar importância aos problemas do atendido.

Com relação ao atendimento realizado digitalmente, o atraso na resposta indica o mesmo descompromisso. Ambas as situações causam insatisfação e afetam negativamente a imagem da empresa.

Como está a comunicação da sua empresa de TI? Estão cometendo esses erros?

A Amplifica Digital é especialista na área de tecnologia, oferecendo soluções de marketing e comunicação personalizadas para os negócios do setor.

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