Growth Marketing: o que é e como usar na sua empresa?

Com certeza você  já ouviu falar do termo Growth Marketing, mas você sabe como utilizar essa estratégia no seu negócio?

Aqui vamos explicar o que significa esse conceito e quais os benefícios da sua utilização. Boa leitura! 

O que é Growth Marketing?

Podemos definir Growth marketing como marketing de crescimento, estratégia que está sendo aplicada para potencializar a gestão de vendas e a retenção de clientes em empresas de vários segmentos.  

Por mais que o growth marketing seja focado no crescimento dos negócios, não se resume apenas às vendas. Conforme a metodologia, mais importante do que realizar uma venda é conseguir manter esse cliente. Aliás, é transformar consumidores ocasionais de um produto em clientes fiéis, que passam até mesmo a divulgar a marca.

 Diferente do marketing tradicional, o Growth Marketing tem como objetivo gerar um crescimento exponencial, atuando em cima de hipóteses e teses científicas. Essa estratégia está presente em todos os canais de marketing e pode ser trabalhada de diferentes maneiras para atingir um objetivo.

Apesar dos conceitos de Growth Marketing e Growth Hacking, possuírem como objetivo a geração de crescimento de modo escalável, é importante não confundi-los. Enquanto o Growth Marketing funciona como uma estratégia de expansão, que exige tempo e esforço, o Hacking consiste em pequenos ajustes e brechas, que podem dar um up nos canais de comunicação de determinada empresa.   

Quais os benefícios do Growth Hacking?

A implementação do Growth Hacking nas empresas gera benefícios que podem contribuir para o sucesso de um projeto – afinal, mesmo um produto de qualidade precisa ser impulsionado por ações que conseguem atrair e fidelizar os clientes. Veja os principais benefícios que você pode aproveitar:

  • Baixos custos para grandes resultados;
  • Crescimento escalável através do aprimoramento constante das ações;
  • Acúmulo de aprendizado com base nos resultados obtidos;
  • Incentivo à criatividade dentro da organização;
  • Atualização constante em relação às tendências do mercado;
  • Possibilidade de ter a sua startup mais notada no mercado.

Como implementar o Growth Marketing?

Quer implementar o Growth Marketing na sua empresa? A Amplifica Digital indica aqui um passo a passo que ajudará na implementação dessa estratégia: 

Identifique o seu público-alvo

Identifique os grupos de pessoas que têm mais probabilidade de fazer negócios em relação a outros. Talvez a maioria de seus clientes viva em uma área específica, sejam em sua maioria homens ou mulheres, estejam dentro de uma certa idade ou renda, ou tenham um determinado nível de escolaridade. Uma vez definido seu público-alvo, é hora de identificar nichos de audiência nesse público-alvo.

Selecione seus canais de divulgação

Pesquisas recentes indicam que existem mais de duzentas redes sociais online. Em meio a tantas opções é necessário escolher a que tem maior alcance com seu público-alvo. 

Leia nosso texto: Marketing onicanal, o que é e quais são os benefícios? , nele você verá como é possível utilizar vários canais na sua estratégia, desde que sejam os canais adequados para sua audiência. 

Separamos algumas plataformas que podem atrair leads para o seu negócio: 

Facebook

O Facebook é, de longe, a maior rede social do mundo.

A maioria de seus usuários acessa a plataforma usando um dispositivo móvel, o que significa que qualquer conteúdo que você carrega no site precisa ser mobile friendly. Quase um terço de seus usuários tem entre 25 e 34 anos de idade.

YouTube

Pessoas de todas as idades utilizam e assistem vídeos no YouTube. Mais da metade dos espectadores são mulheres, mas o site é muito popular também entre os homens.

Além disso, o YouTube, ao contrário de outras plataformas de mídia social, pode aumentar sua visibilidade no Google e exibir de forma destacada os resultados de vídeo relevantes no mecanismo de busca do Google.

LinkedIn

Como uma rede social profissional, o LinkedIn é a plataforma de escolha para as empresas B2B. As estimativas mostram que 57% dos usuários são homens e 43% são mulheres.

Instagram

A maioria dos usuários dessa rede social  tem entre 18 e 34 anos de idade. Os homens nessa faixa etária tendem a usar o Instagram mais do que as mulheres. Quase um em cada três usuários do Instagram é estudante universitário.

Quer aprender como usar o instagram para seus negócios? Clique na imagem e baixe gratuitamente nosso e-book!

Como dito anteriormente, existem mais de 200 redes sociais online, dessa forma é nítido que essas são apenas algumas das mais populares. Você precisará de tempo e esforço para construir uma presença relevante no ambiente digital. Sendo assim, escolha com sabedoria os canais que utilizará para obter melhores resultados sobre o que você investiu. 

Além das redes sociais, você pode investir em e-mail marketing e no blog da sua empresa. Aqui você entregará material relevante direcionado para o seu público. Capriche na criação de conteúdo, demonstre que você domina o conhecimento típico do seu segmento, utilizando uma linguagem que os usuários compreendam. 

Enfim, o Growth Marketing valoriza a análise de dados. É preciso ter informações que você possa medir para ver se sua estratégia de Marketing está funcionando. Dessa forma atraia leads e crie relatórios sobre os resultados vindos das suas ações nas redes sociais e nas outras plataformas.

Porém esteja ciente que nem todas as ações de Marketing bem-sucedidas geram vendas e lucros imediatos, é necessário ter persistência. 

Você precisará de ajuda profissional para testar os resultados e avaliar o que está funcionando e o que não está. 

A Amplifica Digital está pronta para ajudar você, somos uma empresa de performance e resultados! 

Leia também:

Dicas e estratégias: como criar um bom plano de marketing digital

Segmentação de marketing, por que fazer?

Empresa de TI? O que evitar na hora de se comunicar

Privacidade