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Importância das redes sociais para a sua empresa

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Você sabe qual a importância das redes sociais para a sua empresa? Apontamos aqui alguns fatores que são decisivos para a sua estratégia digital. Boa leitura!

Se organizar em redes é inerente ao ser humano. Dessa forma, estabelecemos relações de amizade, trabalho, enfim, ligações básicas de convivência. Não seria diferente no mundo virtual. Por se caracterizar como uma estrutura não linear e descentralizada, a internet se tornou um campo fundamentalmente horizontal e fértil para redes sociais.  

Espaço ocupado pelas redes sociais 

Atualmente, as redes sociais são utilizadas para compartilhamento de informação e conhecimento. Transformando-se por fim em um espaço útil para ampliar negócios e alavancar marcas. 

O Brasil ocupa o 4º lugar entre os países mais ativos na internet, assim, independente de seu porte, é essencial que as empresas se apropriem das redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e outras) para aumentar suas chances de negociação com o seu público-alvo. 

Quais os benefícios para as empresas que utilizam redes sociais?

 Entre os vários benefícios oferecidos pelas redes sociais estão:

  • Segmentação do público-alvo: possibilita atingir o cliente ideal, o que interfere de forma positiva na conclusão da negociação;
  • Contato direto com o consumidor: facilita fornecer um feedback ao cliente e saber quais as suas expectativas com a empresa;
  • Ampliação da visibilidade da empresa no mercado. 

Como as empresas podem utilizar as redes sociais? 

As organizações devem começar a pensar como usar a era da informação a seu favor. Uma boa saída é contratar um profissional capacitado para ser responsável pela imagem da empresa na web

O social media, é perfeito para essa vaga, pois, possui uma boa comunicação e escrita. Dessa maneira, tem maior facilidade para criar um conteúdo que dialogue de forma assertiva, o que garante um bom relacionamento com o público.

Portanto, é extremamente necessária a atuação do Social Media para manter uma boa imagem e a reputação da sua empresa.

O que faz um social media?

 O social media é responsável entre outras coisas por: 

  • Criar conteúdos específicos para cada rede social;
  • Atualizar as redes sociais;
  • Analisar qual a melhor hora para fazer publicações;
  • Direcionar os posts nas redes sociais , visando melhorar os resultados da empresa; 
  • Gerenciar o engajamento e acompanhar os resultados nas redes;
  • Interagir com os consumidores;
  • Monitorar as menções à empresa;
  • Mediar conflitos;
  • Fazer relatórios sobre o desempenho virtual da empresa;
  • Usar os dados retirados dos relatórios para planejamento de estratégias para campanhas;
  • Desenvolvimento de campanhas orgânicas. 

Enfim, o social media cria ações para manter a respeitabilidade e tornar a sua empresa popular nas redes, sendo essa uma ótima forma de manter a competitividade

Estamos em uma nova era! É necessário se adaptar para que sua empresa não seja deixada para trás pela concorrência, renda-se ao chamado das redes.

Qual deve ser minha frequência de publicações nas redes sociais?

Com certeza você tem alguma rede social ativa, e ao acessar essa rede procura por conteúdo de qualidade com que possa interagir.

Já apontamos nos parágrafos anteriores a importância das redes sociais para o marketing digital do seu negócio.

Não é bom para a sua empresa seu cliente acessar sua página e ver que a última publicação é de meses atrás.

A frequência de postagens é fundamental dentro da estratégia de redes sociais. Manter a frequência de postagens correta – de acordo com o ciclo de consumo do seu produto ou serviço – amplia o interesse pela marca.

Qual a frequência certa de posts?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que cada rede social terá uma frequência de postagem diferente. Muitas vezes um mesmo assunto será divulgado de formas diferentes em cada rede social, de acordo com as características principais e forma de consumo do conteúdo pelo público. 

Isso se deve a variados fatores, como o público que usa a rede, funcionalidades técnicas e tipo de conteúdo produzido.

No entanto, não publique qualquer conteúdo só para preencher espaço. A relevância e a qualidade do conteúdo são elementos primordiais para conquistar a atenção da sua audiência. 

Construa um planejamento de todas as suas ações na internet e estabeleça uma estratégia de atuação. Além disso, mantenha-se atualizado sobre as novidades e tendências da sua área, de modo a ser o primeiro a abordar os assuntos de maneira completa e estratégica.

Por fim, para saber o que está funcionando ou não com o seu público, avalie todas suas atividades. Dessa forma, será capaz de avaliar o desenvolvimento da sua estratégia em relação à meta estabelecida.

Sendo assim, vamos a frequência ideal: 

Instagram

No Instagram, uma publicação diária já é suficiente. No entanto, tudo bem fazer até 3 publicações por dia, se elas realmente forem relevantes. 

Não esqueça que no Instagram do Instagram agora passou de fotos para os vídeos, capriche na qualidade e na mensagem que eles passam.

 O instagram possui uma ferramenta muito útil, os stories. Use-os de maneira estratégica e tenha um diferencial no seu engajamento. 

Facebook

No Facebook, a recomendação é que sejam feitas, no máximo, duas publicações no dia. Quando você tem uma frequência grande de posts, o número total de cliques será maior, mas o engajamento em cada um provavelmente será menor.

Dessa maneira, se o seu negócio ainda está conquistando espaço nas redes sociais, procure iniciar com menos postagens. 

LinkedIn

O LinkedIn é a rede social perfeita para ajudá-lo a se tornar uma referência em sua área de atuação.  Neste meio é muito fácil a conexão entre profissionais e empresas.

Portanto, como aqui você falará diretamente com profissionais, foque em qualidade e não em quantidade. Você pode publicar entre uma ou três vezes por semana, compartilhando conteúdos do seu blog ou escrevendo artigos.

YouTube

Para manter o engajamento do público é  recomendado manter pelo menos uma postagem semanal fixa.

No YouTube , é extremamente importante estabelecer os dias da semana e os horários em que serão publicados novos conteúdos. Assim seus seguidores criarão o hábito de acessar o seu canal naquela data. Isso também contribuirá para ganhar inscritos.

Enfim, quando se trata de publicações em redes sociais, é bom ter em mente uma divisão de cerca de  80% de suas postagens sejam conteúdos informativos, atrativos e agregadores. Os outros 20% apenas devem ser dedicados a conteúdos com produtos, vendas, promoções.

Faça com que navegar por sua página seja uma boa experiência para o usuário.

Números importante sobre redes sociais

Com certeza você utiliza alguma rede social no seu dia a dia. Você não está sozinho nessa rotina. Trazemos aqui alguns números para que você possa entender como posicionar sua empresa no mundo digital.

Facebook, Instagram, Linkedin ,Youtube e outros canais sociais atraem mais pessoas todos os dias, portanto, o  número de usuários nas redes sociais crescem a cada dia. (Você pode ver isto no site Live Stats.)

Em vista disso, como acompanhar toda esta transformação  ?

Inicialmente, veja abaixo alguns números das principais redes sociais e de acordo com esse cenário, simultaneamente, imagine quantas oportunidades uma empresa pode alcançar com Marketing Digital:

  • Atualmente , o Facebook registra quase 1,45 bilhão de usuários ativos diários, isto é, corresponde a 48 milhões de contas adicionais na comparação com os últimos anos.
  • O número de usuários ativos no Instagram por mês é de 800 milhões. Sendo que, são 500 milhões de usuários ativos por dia. Além de 300 milhões de stories lançados diariamente e concentrando da mesma forma 25 milhões de empresas.
  • LinkedIn é o lugar onde o maior número de profissionais se reúnem para se conectar e se informar. Alguns outros números sobre o LinkedIn:
  • No mundo são mais de 774 milhões de profissionais cadastrados
  • 61 milhões de influenciadores de nível sênior
  • 40 milhões de decisores
  • 10,7 milhões de líderes de opinião
  • 6,8 milhões de executivos
  • 3 milhões de pessoas com MBA

Em síntese, com Marketing Digital é finalmente possível expandir o alcance de uma marca e a partir disso, atrair novos negócios com um investimento relativamente baixo .

Qual o perfil dos usuários em cada Rede Social no Brasil?

Pesquisas como a feita pelo World Internet Stats indicam que no Brasil existem 149,1 milhões de usuários na internet, ficamos atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos da América.

Esse número representa cerca de 70% da população brasileira e 85% desses usuários de internet no Brasil navegam na web todos os dias.

Assim como o apresentado anteriormente, outro dado importante para quem trabalha com marketing digital é que quase todo internauta brasileiro está nas redes sociais.

O que confirma mais uma vez a importância das redes sociais para os negócios. 

Mas falar de números em relação ao Brasil é muito abrangente, o País é imenso e contempla inúmeras culturas e perfis dentro de si, por isso, desmembramos esses dados e trouxemos informações que dizem respeito a cada rede social: 

Divisão das redes sociais por gênero:

Importância das redes sociais para a sua empresa
Divisão das redes sociais por gênero

As redes sociais preferidas pelas empresas:

Importância das redes sociais para a sua empresa
As redes sociais preferidas pelas empresas:

Facebook:

  • Mais da metade do público tem entre 18 e 34 anos.
  • Cerca de 130 milhões de brasileiros possuem facebook.
  • 95% acessam o facebook pelo celular.
  • O facebook é o segundo site mais visitado na internet.
  • 98% das empresas usam o facebook.
  • O alcance orgânico médio dos posts na página do Facebook no Brasil é de 8,5%, contra 8% globalmente.
  • Postagens na página do Facebook têm uma taxa de engajamento de 4,22% no Brasil, enquanto no mundo, a média é de 3,75%.

Instagram :

  • 70% dos brasileiros que têm acesso às redes sociais afirmam ter uma conta no Instagram.
  • 67% acessam o instagram  várias vezes ao dia.
  • 83% dos entrevistados seguem alguma empresa ou marca na rede social.
  • 48% dizem já ter comprado algum produto que conheceu através do Instagram . 
  • 47% compraram algo que foi indicado por alguém no Instagram. 

Twitter:

  • A maioria possui entre 21 a 44 anos.
  • 39% são casados, 38% solteiros, 17% estão em um relacionamento e 6%  são divorciados ou viúvos.
  • 50% não têm filhos.
  • 94% participam na decisão de compras dentro de casa.
  • 75% afirmaram que são fiéis às marcas que consomem. 

LinkedIn:

  • São mais de 32 milhões de usuários no LinkedIn no Brasil.
  • É a principal rede social com cunho profissional.
  • 99,7% usam o LinkedIn por motivos não relacionados à busca de empregos conforme o censo comum imagina, mas sim por networking, marketing pessoal e busca de parcerias. 
  • 1 em 4 usuários possui pós graduação. 

YouTube:

  • A maioria dos usuários são homens, ao passo que as mulheres ocupam apenas 38% da audiência.
  • 31% dos usuários acessam a plataforma para acessar conteúdo de aprendizado.
  • 10% dos consumidores de conteúdo do YouTube são LGBT+.
  • 96% são jovens de 18 a 34 anos 
  • 68% gostam de ver propagandas que tenham relação com o tema do vídeo que estão assistindo, no entanto, preferem aquelas que sejam curtas. 

Além disso, é importante  lembrar outros dados que já apontamos em textos anteriores: 

  • Em primeiro lugar, a maioria dos brasileiros (61%) acessa as redes sociais por dispositivos móveis .
  • Segundo o Relatório Digital 2019 a maior parte dos usuários da internet tem entre 18 e 44 anos.
  • As mulheres são mais ativas nas redes sociais, ou seja, clicam, curtem e compartilham bem mais que os homens. 

Enfim, saber como é o perfil de cada rede social ajuda a criar um conteúdo menos robótico e que consiga trazer um retorno positivo para a sua marca.

perfil das redes sociais
Qual o perfil dos usuários em cada Rede Social no Brasil?

13 Dicas para sua empresa ter sucesso no Instagram

Em primeiro lugar, não podemos ignorar as mudanças sociais provocadas pelas inovações tecnológicas. Hoje, com um único equipamento do tamanho da palma da mão, é possível entrar em contato com pessoas do mundo todo, compartilhar fotos, ser presente mesmo distante.

 Ora, o instagram é uma rede social feita para esse momento!

Como sugere seu nome, o instagram é uma rede social que visa transmitir o agora. Foi idealizado para ser usado em celulares (mesmo que seja possível acessar por computadores ,não é permitido a realização de posts). Por ser pensado nesse modelo, o Instagram atingiu um sucesso enorme com a popularização dos smartphones. Não à toa, Mark Zuckerberg, fundador do facebook, comprou o Instagram. Certamente,  ele vislumbrou o potencial existente na rede social.   

Por que sua empresa precisa estar no Instagram?

Atualmente, o Instagram tem se posicionado como uma rede de publicidade com alta rentabilidade. Pois, por ser extremamente simples de usar , possibilita um engajamento enorme com os usuários. Portanto, atinge pessoas bem diversas em questão de faixa etária, classe social e gênero, ou seja, é mais fácil fazer uma segmentação para alcançar seu público alvo.

Alguns dados importantes sobre o Instagram:

  • O Brasil ocupa a 2ª posição no ranking de usuários do Instagram.
  • 800 milhões de pessoas estão ativas por mês. 
  • 500 milhões de usuários ativos por dia
  • 300 milhões de stories lançados diariamente 
  • 25 milhões de empresas usam o Instagram.

Em meio a tantas empresas como fazer um Instagram de sucesso e ganhar seguidores?

  1. Crie um perfil comercial (Instagram Insights). Assim você poderá acompanhar vários dados analíticos de forma gratuita.  
  2. Siga pessoas como o mesmo interesse que o seu. Além da troca de conhecimento pode acontecer trocas de seguidores. 
  3. Poste fotos de alta qualidade que prendam a atenção dos seus seguidores. 
  4. Preencha sua biografia de forma concisa e direta. 
  5. Use e abuse de hashtags, dessa forma é viável categorizar o público de acordo com o perfil da sua empresa. 
  6. Faça posts mais dinâmicos. Interaja com seus seguidores, faça perguntas nas legendas, responda comentários.
  7. Pesquise e estude muito para trazer algo inovador e fazer seu perfil se destacar.
  8. Produza conteúdos relevantes para as pessoas que te seguem. Normalmente, seus seguidores estão na sua página por se interessarem pela  sua área, seja útil e não divague muito!
  9. Descubra o melhor horário para fazer postagens. Existem softwares que agendam a publicação de posts.
  10. Use IGTV, ele possibilita postar vídeos mais longos.
  11. Invista em stories. Faça enquetes, isso deixará seu seguidor mais a vontade para interagir no perfil da sua empresa. 
  12. Analise o alcance do perfil, faça relatórios e a partir dos dados coletados trace estratégias para melhorar o engajamento. 
  13.  Por último, mas não menos importante, contrate um social media ! Mesmo sendo prático gerenciar o Instagram, nada melhor que um profissional para direcionar as publicações e usar a linguagem adequada para o seu público. 

Definitivamente, o Instagram é um grande aliado na busca pelo sucesso através do marketing digital.

Assim sendo, use-o de forma adequada e mantenha a competitividade da sua empresa!

A importância do Facebook Ads para a sua empresa

Assista ao vídeo para entender a importância do Facebook Ads para a sua empresa.

Anunciar no LinkedIn Ads é mais caro do que em outras plataformas?

Assista ao vídeo e entenda se anunciar no LinkedIn Ads é mais caro do que em outras plataformas. São dicas valiosas para a sua estratégia!

Por que é importante fazer lives pelas redes sociais?

As pessoas estão ficando mais tempo nas redes sociais. Alguns artistas estão se aproveitando de lives para ficarem próximos ao seu público. Durante a pandemia de Covid-19, duplas sertanejas como Jorge e Mateus, pararam o Brasil, sendo por horas seguidas um dos assuntos mais citados nas redes. Mas não são só os artistas, você também pode e deve utilizar esse recurso. Ao fazer uma live, você pode capturar o interesse do seu público por mais tempo. 

O que é uma live?

Basicamente, live é uma transmissão de vídeo ao vivo. Por meio das lives, o internauta pode acompanhar um evento no momento que ele acontece e interagir com o produtor do conteúdo através de comentários e curtidas. Entre as redes sociais que oferecem esse recurso estão o Facebook, Instagram e YouTube. 

Fazer uma live de forma correta pode ser o que está faltando para você prender o consumidor em suas redes sociais, como foi dito no início deste post, as pessoas tendem a ficar mais tempo nas redes sociais, use isso a seu favor. 

Ao prender a atenção do seu público é mais fácil fazer um Brand Awareness  e gerar mais leads. 

Entre os pontos positivos da live está a facilidade que ela oferece para ser realizada, podemos citar ainda:

Aumenta o alcance da marca:

As lives geram uma movimentação na sua rede social, tem um maior engajamento. Os ranqueadores e logaritmos alavancarão o alcance da sua marca nas redes. 

Engaja o público:

Com um maior engajamento, você pode aumentar o número de vendas. Pessoas que assistem vídeos tem uma maior propensão a atender call to action que levem até o momento da compra. 

Gera leads qualificados: 

Como é um espaço que possibilita fazer perguntas e onde você pode disponibilizar mais informações, os leads gerados em lives com certeza terão um interesse verdadeiro no seu produto ou serviço. 

Baixo custo: 

Além de seu conhecimento, você só irá precisar de um smartphone, computador com webcam e microfone.

Cria confiança e autoridade: 

Ao falar ao vivo e responder às perguntas do usuário, você mostra que domina o conteúdo. Para que tudo ocorra bem faça um roteiro e revise antes de começar a live. Estude muito para que seu conhecimento seja verdadeiro e não só uma aparência. 

O que você deve fazer durante a live

1. Faça uma boa descrição

A descrição da sua live no Facebook e no YouTube serve não só como um espaço para fazer uma CTA, como também para atrair novos espectadores.

Portanto é importante que a sua descrição seja atraente, informe as pessoas sobre o conteúdo da live e coloque palavras-chave para facilitar na localização do conteúdo.

2. Interaja com o público

Uma das grandes vantagens de se fazer live é que você pode interagir com o público, responder os comentários, fazer perguntas para a sua audiência.

Mas algumas pessoas acabam se esquecendo de fazer isso e não exploram todo o potencial que a live pode oferecer.

Coisas como ler comentários ao vivo e responder perguntas podem parecer simples, mas elas são capazes de aumentar o engajamento do seu público e fazer com que ele permaneça com você por mais tempo.

3. Faça perguntas certeiras

Uma das melhores formas de aumentar a interação da sua audiência com você, é fazendo perguntas.

No entanto, faça perguntas certeiras, algo que o seu público realmente se importe em responder e queira dar uma opinião.

4. Analise seus resultados

Fique atento aos resultados da sua live como o número de visualizações, tempo médio assistido, número de novos inscritos, o horário de pico na transmissão.

Esses dados podem te ajudar a entender melhor o comportamento dos seus seguidores, qual tipo de conteúdo chama mais a atenção deles, quanto tempo eles passam assistindo, quando eles estão online…

Assim você pode testar e planejar melhor as suas próximas lives para conseguir o maior impacto positivo possível na sua audiência.

5. Adicione uma CTA

As lives não servem só para dar mais visibilidade para a sua página ou canal, engajar seus seguidores ou aumentar o seu número de inscritos.

Você também pode utilizá-las para alcançar um objetivo estratégico do seu negócio, como por exemplo, gerar mais tráfego para o seu site ou blog, gerar leads qualificadas ou até mesmo vender um produto.

Para fazer isso é importante que você inclua uma chamada para ação (CTA) na descrição ou nos comentários da sua live.

Dessa forma, você também pode aproveitar o seu momento ao vivo para convidar o seu público para clicar no link da CTA.

Como empresas globais de tecnologia se comportam nas redes sociais?

Trabalhar com tecnologia é ficar sempre atento, pois a todo momento surge uma inovação. Vivemos na era digital e é preciso renovar suas estratégias para atender às necessidades e exigências do consumidor . As pessoas estão cada vez mais expostas à tecnologias inovadoras e nova tendências.

Um bom caminho para criar novas estratégias é saber como as empresas de tecnologia se comportam nas redes sociais. 

O estudo “Como as empresas de tecnologia se comportam nas redes sociais” irá te ajudar nesse processo.

Como as empresas do mercado imobiliário se comportam nas redes sociais?

Neste contexto social, onde quase todas as negociações são feitas pelo meio digital, é importante manter um ritmo de crescimento e apropriação das ferramentas disponíveis para atender às necessidades e exigências do consumidor.

Um passo essencial para traçar suas estratégias é analisar como outras empresas do setor se comportam. O estudo ” A evolução digital do mercado imobiliário, análise do mercado e novas tendências” lista como algumas empresas do mercado imobiliário agem no meio digital.

Precisa de ajuda para gerir suas redes sociais? A Amplifica Digital pode ajudar você!

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