O mercado se modificou com o advento da democratização da internet .
Por isso as empresas precisam procurar soluções eficientes para seu processo de venda e dessa forma sobreviver no atual cenário.
Atualmente, temos alguns métodos possíveis de prospecção como o outbound sales e o inbound sales. É um desafio escolher o modelo que melhor se adeque aos desafios da sua empresa.
Primeiramente você deve entender o que é cada modelo:
- Outbound Sales é um modelo de prospecção onde os vendedores são completamente responsáveis pela venda ,ou seja, devem iniciar a conversa e, a partir de técnicas de venda , descobrir as dores e anseios dos clientes.
- Inbound Sales é um viés da metodologia Inbound marketing que propõe uma dinâmica diferente da tradicional. Não vai até o cliente , ao contrário, o atrai através de redes sociais e outras estratégias de marketing digital . Os vendedores só fazem uma abordagem quando o prospect demonstra um certo interesse.
Em vista disso, é preciso ter em mente que assim como existem cenários ideais para usar o Inbound Sales, há outros nos quais o mais efetivo é apostar em Outbound Sales.
No entanto, se sua empresa trabalha com tecnologia, podemos citar algumas vantagens de utilizar o Inbound Sales:
- Respeita a autoridade do consumidor, que hoje em dia possui um maior poder de escolha e menos tempo livre. Quando recebe a ligação de uma empresa que já conhece e teve contato, o cliente demonstra maior confiança e não a enxerga como invasão ou incômodo.
- Aumento da produtividade da equipe de vendas , que gastará menos tempo com prospects inadequados e com isso conseguirá fazer mais reuniões com chances de sucesso ( + Reuniões = + vendas).
- Possibilita organizar e estimular metas de crescimento a curto, médio e longo prazo.
- Como suas ações serão mais assertivas, os gastos com CAC ( Custo de Aquisição de Clientes) diminuirão.
Todas esses benefícios são alcançados seguindo um processo:
- A equipe de marketing irá identificar e atrair as pessoas que tenham problemas que podem ser resolvidas por sua empresa e as torna Lead. Nesse processo podem usar, entre outros recursos, o linkedin Sales.
- Conectar com os leads para ajudá-los a resolver suas dores. Lançar campanhas de nutrição por meio de e-mail marketing, com o tempo esses leads já estarão qualificados.
- Os leads que se adequam a sua empresa devem ser abordados pela equipe de vendas, ao atrair o cliente a equipe de vendas deve ser acionada imediatamente para fazer o primeiro contato.
- O consumidor deve ver sua empresa também como uma consultoria, despertando assim um sentimento de confiança que facilitará a realização da compra.
Sobretudo, não esqueça que o relacionamento com o cliente é o que define o sucesso de uma empresa. O cuidado com seu consumidor agrega valor e credibilidade para seu negócio. Dessa forma dedique um tempo para conhecer o perfil de seu lead. Importante acompanhar de perto as mudanças de comportamento, as dores e motivações dele.
Para esse fim, existem ferramentas como o RD Station , landing page, e CRM (Customer Relationship Management). Esses softwares entre outras coisas, gerenciam a relação entre a empresa e o consumidor. Esses dispositivos ajudam a reduzir os custos e aumentar os lucros do negócio.
Integre seu time de marketing com o de vendas, imediatamente !
Some com uma produção de conteúdo relevante para as redes sociais da sua empresa, dessa forma ela se manterá ativa e competitiva no mercado.
Para mais conteúdos sobre marketing digital, visite nosso blog.
Até logo!