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Arquétipo econômico : Em qual sua empresa se encaixa?

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Nós somos, mesmo que de forma inconsciente, influenciados por vários arquétipos de diversas áreas. Ora, com o mercado não acontece de forma diferente.

Em primeiro lugar, para entender como funciona esse meio, é importante pensar que ele funciona com uma divisão básica entre canal, marca, vendas e gestão de serviços. Assim, conhecer sua empresa e os padrões que ela está atuando, com certeza, irá fazer com que seu negócio mantenha a competitividade na era digital .

 Além disso, você precisa entender como é feito o caminho do seu cliente, para só então conseguir analisar o resultado da sua empresa no mercado. 

Você e sua equipe de vendas já pararam para pensar o que leva um consumidor com nenhum conhecimento sobre uma marca, criar interesse por ela, comprar, recomprar e até mesmo fazer propaganda boca a boca? 

Certamente, os caminhos pelo quais passam os consumidores são bem complexos e únicos, ou seja, envolvem diferentes combinações de mídias tradicionais e digitais . Por exemplo, um setor com altos riscos de compra em geral, costuma apresentar um caminho do consumidor mais simples e curto, por outro lado, um setor com altos riscos demanda um alto envolvimento dos clientes e terá um caminho mais longo e complexo. Além de que, têm fatores geográficos, identitários e muitos outros que influenciam esses caminhos.  Em outras palavras, essa diversidade é criada pelas características dos segmentos de consumidores com os quais as marcas se envolvem e as decisões de posicionamento das marcas. 

Para simplificar, especialistas como Kopler, apostam em caminhos no formato dos 5 As que podem ser aplicados a todos os setores. Temos também um modelo tão genérico quanto os 5 As, que define diversos arquétipos de setores chaves:

Maçaneta de porta:  

  • Acima de tudo, se caracteriza pelo alto compromisso , apesar da baixa curiosidade.
  • É o setor mais representativo de bens de consumo embalados.
  • Os consumidores não sentem necessidades de descobrir mais sobre as marcas concorrentes.
  • As compras costumam ser frequentes e habituais. 
  • Os clientes já têm expectativas e preferências, baseadas em experiências passadas.
  • Possui muitas marcas competindo por milhões de consumidores

Peixinho Dourado:

  • Alto nível de curiosidade 
  • Comum no contexto de empresa para empresa (B2B).
  • Os consumidores avaliam muitos fatores antes de escolher a marca.
  • O processo de compra é bem longo, envolvendo numerosos interessados com objetivos diferentes.
  • Tanto compradores, quanto vendedores são especializados. 
  • A intimidade com o cliente é um fator decisivo.

Trompete:

  • É um setor, em sua maioria, de carros de luxo, relógios sofisticados, bolsas de grife.
  • Sua singularidade está no alto nível de afinidade com o consumidor.
  • Os clientes confiam na qualidade das marcas da categoria.
  • O número de advogados fiéis é maior do que o número de compradores reais. 
  • Os consumidores estão altamente envolvidos nas decisões de compra. 
  • A reputação das marcas é desenvolvida durante um longo período por meio de propaganda boca a boca.
  • As marcas da categoria trompete são extremamente elitistas. 

Funil:

  • A princípio, os clientes estão altamente envolvidos nas decisões de compra.
  • Os consumidores passam por todos os estágios dos 5 As .
  • Existe uma pesquisa sobre a marca e  a compra só é realizada se o resultado das pesquisas é satisfatório. 
  • Só há uma defesa da marca se os consumidores tiverem experimentado o produto.
  • As marcas dessa categoria  devem se concentrar em melhorias graduais  e em inovações na experiência do cliente.

Gravata Borboleta:

  • É a combinação dos fatores positivos dos setores anteriores.
  • É altamente recomendada e tem uma reputação forte.
  • As marcas têm um CDM perfeito. 

Enfim, de acordo com o que especialistas apontam, estando consciente de como sua marca se posiciona, você poderá criar estratégias para alavancar sua empresa. Resumindo, estude e entenda, imediatamente, qual  arquétipo sua empresa representa.

Para mais textos, acesse nosso blog !

Até logo! 

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