Nós somos, mesmo que de forma inconsciente, influenciados por vários arquétipos de diversas áreas. Ora, com o mercado não acontece de forma diferente.
Em primeiro lugar, para entender como funciona esse meio, é importante pensar que ele funciona com uma divisão básica entre canal, marca, vendas e gestão de serviços. Assim, conhecer sua empresa e os padrões que ela está atuando, com certeza, irá fazer com que seu negócio mantenha a competitividade na era digital .
Além disso, você precisa entender como é feito o caminho do seu cliente, para só então conseguir analisar o resultado da sua empresa no mercado.
Você e sua equipe de vendas já pararam para pensar o que leva um consumidor com nenhum conhecimento sobre uma marca, criar interesse por ela, comprar, recomprar e até mesmo fazer propaganda boca a boca?
Certamente, os caminhos pelo quais passam os consumidores são bem complexos e únicos, ou seja, envolvem diferentes combinações de mídias tradicionais e digitais . Por exemplo, um setor com altos riscos de compra em geral, costuma apresentar um caminho do consumidor mais simples e curto, por outro lado, um setor com altos riscos demanda um alto envolvimento dos clientes e terá um caminho mais longo e complexo. Além de que, têm fatores geográficos, identitários e muitos outros que influenciam esses caminhos. Em outras palavras, essa diversidade é criada pelas características dos segmentos de consumidores com os quais as marcas se envolvem e as decisões de posicionamento das marcas.
Para simplificar, especialistas como Kopler, apostam em caminhos no formato dos 5 As que podem ser aplicados a todos os setores. Temos também um modelo tão genérico quanto os 5 As, que define diversos arquétipos de setores chaves:
Maçaneta de porta:
- Acima de tudo, se caracteriza pelo alto compromisso , apesar da baixa curiosidade.
- É o setor mais representativo de bens de consumo embalados.
- Os consumidores não sentem necessidades de descobrir mais sobre as marcas concorrentes.
- As compras costumam ser frequentes e habituais.
- Os clientes já têm expectativas e preferências, baseadas em experiências passadas.
- Possui muitas marcas competindo por milhões de consumidores
Peixinho Dourado:
- Alto nível de curiosidade
- Comum no contexto de empresa para empresa (B2B).
- Os consumidores avaliam muitos fatores antes de escolher a marca.
- O processo de compra é bem longo, envolvendo numerosos interessados com objetivos diferentes.
- Tanto compradores, quanto vendedores são especializados.
- A intimidade com o cliente é um fator decisivo.
Trompete:
- É um setor, em sua maioria, de carros de luxo, relógios sofisticados, bolsas de grife.
- Sua singularidade está no alto nível de afinidade com o consumidor.
- Os clientes confiam na qualidade das marcas da categoria.
- O número de advogados fiéis é maior do que o número de compradores reais.
- Os consumidores estão altamente envolvidos nas decisões de compra.
- A reputação das marcas é desenvolvida durante um longo período por meio de propaganda boca a boca.
- As marcas da categoria trompete são extremamente elitistas.
Funil:
- A princípio, os clientes estão altamente envolvidos nas decisões de compra.
- Os consumidores passam por todos os estágios dos 5 As .
- Existe uma pesquisa sobre a marca e a compra só é realizada se o resultado das pesquisas é satisfatório.
- Só há uma defesa da marca se os consumidores tiverem experimentado o produto.
- As marcas dessa categoria devem se concentrar em melhorias graduais e em inovações na experiência do cliente.
Gravata Borboleta:
- É a combinação dos fatores positivos dos setores anteriores.
- É altamente recomendada e tem uma reputação forte.
- As marcas têm um CDM perfeito.
Enfim, de acordo com o que especialistas apontam, estando consciente de como sua marca se posiciona, você poderá criar estratégias para alavancar sua empresa. Resumindo, estude e entenda, imediatamente, qual arquétipo sua empresa representa.
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Até logo!