O sucesso de uma publicação está diretamente relacionado com a forma que seus componentes são harmonizados.
Geralmente usamos imagens, textos, emojis e um elemento muito importante a # (hashtag). A hashtag é formada por uma palavra ou frase acompanhada pela símbolo “#”. As hashtags podem ser comparadas às palavras-chave usadas no marketing de busca e SEO . Elas transformam simples palavras em hyperlinks que direcionam para um conjunto de conteúdo com a mesma temática.
Com surgimento no Twitter, a “#” se expandiu para outras redes sociais, sendo muito usada no facebook, Linkedin e principalmente Instagram .
Entre os principais objetivos do uso de “#” estão:
- Gerar vendas.
- Atingir novos públicos.
- Entender o que os consumidores procuram
- Conectar-se com seus clientes.
Mas qual a importância das hashtags para as empresas?
Entre outras coisas as hashtags são importantes porque são são utilizadas pelas pessoas para identificar conteúdo do seu interesse.
São também reconhecidas pelos algoritmos das redes sociais que organizam e distribuem as mensagens para seus usuários.
Essa ferramenta possibilita que o alcance do seu conteúdo seja expandido, fazendo com que sua empresa seja encontrada facilmente. Uma vez que você usa a “#” você orienta as redes sociais para qual público alvo o material é direcionado, mesmo usuários que não seguem o perfil da empresa poderão encontrar seu conteúdo.
Não existe segredo no uso de “#”, mesmo assim separamos algumas dicas que podem auxiliar no uso correto desse recurso:
- Quantidade não é sinônimo de qualidade! Colocar muitas hashtags na sua publicação pode atrair um público não qualificado, além de que com um excesso de informação a mensagem pode não ficar nítida e as pessoas ficarem confusas. Entre duas e seis é um número bom.
- Planeje uma campanha observando quais as palavras-chave que estão em alta e consequentemente irão aumentar o tráfego na página da sua empresa.
- Seja criativo ao formatar seu post, distribuindo de forma coerente as “#”, separar muito as palavras podem fazer seu conteúdo se perder, da mesma forma criar uma “#” com uma frase muito grande fará que seu conteúdo fique disponível para um público muito restrito.
- Crie uma hashtag exclusiva para sua empresa, sempre que um cliente clicar nela ele terá acesso a todo seu conteúdo.
- Escolha “#” adequadas para seu setor . Seja fiel ao tema da sua publicação, não adianta escolher uma hashtag aleatória só para ganhar seguidores.
- Preste atenção ao escolher a imagem, pois, a hashtag facilita que seu conteúdo seja encontrado, mas apenas uma imagem de destaque irá prender seu consumidor.
Enfim, a “#” é uma métrica que permite medir a popularidade e acompanhar seu conteúdo nas redes, além de alavancar sua empresa na internet.
Combine essas dicas com outras que disponibilizamos em nosso blog e mantenha a competitividade na era digital .
Até logo!