Pular para o conteúdo
Blog Nova bateria permite que cargas de celulares tenham duração de até cinco dias

Nova bateria permite que cargas de celulares tenham duração de até cinco dias

Quando se adquire um smartphone, umas das principais dúvidas fica por conta da bateria. Apesar da modernidade e do grande avanço nos quesitos câmera, memória e velocidade, a duração da vida útil do aparelho ainda traz grandes preocupações. E pelo que parece, ao passar do anos, esse “problema” pouco regrediu de fato. 

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Monash, desenvolveram uma bateria a base de lítio e enxofre. A nova tecnologia permite que o aparelho tenha energia suficiente para ficar ligado durante cinco dias sem interrupções. Se adequado para um veículo, a bateria pode fazer com que um carro elétrico tenha autonomia de até 997 quilômetros.

Baixo custo 

Além dos benefícios ao usuário, a bateria tem baixo custo e tem um impacto ambiental reduzido. Fato importante já que veículos abastecidos com combustíveis fósseis são responsáveis por grande parte dos poluentes no ar. 

Entretudo, a “Engadget” afirmou que agora o desafio dos pesquisadores é fazer com que a bateria se transforme em produto e conseguir que chegue ao mercado. Ao passar dos anos, houveram muitos avanços, porém nenhum pesquisador chegou às vias de fato nas produções. É muito difícil produzi-las em grande volume e muitas vezes essas tecnologias não saem do papel. Porém, tudo indica que a equipe da Monash está próxima de oferecer esse produto mais prático. O Instituto de Fraunhofer na Alemanha já está produzindo as baterias e provavelmente os testes em veículos elétricos devem começar agora em 2020, na Austrália. Eles também receberam uma patente para auxiliar na invenção.

A tecnologia pode demorar para ser concluída e chegar no mundo real. No entanto, se ocorrer de fato, a evolução poderá reduzir o aborrecimento em bateria para dispositivos móveis e principalmente aumentar o vida útil dos smartphones.

Marcações: