Quando falamos em empresas de tecnologia B2B, a busca por clientes em um mercado tão competitivo é um desafio para muitos gestores. Isso porque, chegar no decisor final é complexo e nem sempre é uma tarefa fácil, já que muitas vezes a quantidade destes é menor quando comparada ao mercado B2B.
Dependendo do produto ou serviço que a sua empresa oferece, o ciclo de venda pode ser longo e a pergunta que as empresas fazem todos os dias é: “Como aumentar a entrada de leads no funil de Inbound e consequentemente no funil de vendas?”
Criamos este artigo com o objetivo de ajudar empresas de tecnologia B2B a explorarem todo o potencial dos principais canais digitais ao seu favor.
Ações que ajudam sua empresa de tecnologia B2B
Repense as suas estratégias, se você é uma empresa de tecnologia B2B e ainda não investe em ações digitais. Usuários do mundo todo estão presentes nas diversas redes sociais existentes.
Com o intuito de ajudar a sua empresa, a Amplifica Digital, especializada em marketing digital B2B, Growth e Digital Sales, separou algumas dicas de ações digitais que são ótimas opções para o seu negócio, como por exemplo, a criação de um blog corporativo com conteúdo estratégico. Além dele, as redes sociais também são ótimos canais para você ampliar a presença digital da sua empresa e conquistar o resultado desejado.
Nesse caso, conhecer a quantidade de usuários em determinado canal digital, entender nitidamente a sua persona (quem compra as suas soluções) e saber o que ela busca, é um passo primordial para uma estratégia de marketing digital B2B eficiente.
Veja outras ações gratuitas que podem te ajudar:
- Invista em campanhas patrocinadas para atração de leads no Linkedin Ads e Facebook Ads para conversão de leads usando materiais ricos (Whitepapers, ebooks, infográficos, webinars);
- Execute campanhas para conversões de fundo de funil dentro do Google Ads, crie campanhas patrocinadas para conversão utilizando palavras específicas relacionadas ao seu produto/serviço;
- Invista em campanhas na rede de display no Youtube e direcione para usuários que estão assistindo vídeos ou buscando informações do seu seu mercado ou assuntos relacionados;
- Direcione ações para audiência B2B dentro do Instagram. Sim, é possível criar campanhas para atrair leads B2B qualificados dentro do Facebook e Instagram;
- Teste todas as plataformas, Google Ads, Linkedin Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Google Display (Rede de Display e Youtube) e entenda quais redes trazem melhores leads para sua empresa de tecnologia.
- Invista no site corporativo da sua empresa. Ele é visualmente atrativo? É possível encontrar rapidamente as soluções que você oferece e quais problemas/dores o seu produto/serviço resolve?
- Conteúdo estratégico no blog corporativo é essencial para ajudar na sua estratégia de conteúdo e com certeza isso ajudará na conversão de leads para a sua empresa.
Com essas ações, é possível explorar todo o potencial de alcance da sua marca, produto ou serviço.
Conhecer os usuários e atividades destes nas mídias também te ajudará a alcançar novos resultados para a sua empresa. Portanto, saiba quais são os números das redes sociais mais usadas no mundo todo:
- LinkedIn 740 milhões de profissionais
- Youtube 5 bilhões de vídeos são visualizados diariamente
- Facebook 2,79 bilhões de usuários ativos diários
- Instagram 25 milhões de empresas
Outros dados sobre os usuários nas redes sociais
O LinkedIn é a maior plataforma profissional do mundo. E saber utilizá-la para conquistar novos clientes e divulgar seu negócio, é essencial para um marketing digital eficiente. Afinal, além de engajar sua marca, outras empresas a conhecem e pessoas passam a querer trabalhar em sua empresa.
Além disso, os dados do LinkedIn são impressionantes e mostram que a rede social cresce cada dia mais:
- 90 milhões de influenciadores de nível sênior;
- 63 milhões de decisores;
- 17 milhões de líderes de opinião;
- 87 milhões de usuários da geração Millennials;
- 10 milhões de executivos;
- 3 milhões de pessoas com MBA.
Já com o Facebook, a rede social com mais usuários do mundo, também não é diferente. Além de ser uma ótima plataforma para atrair novos seguidores e clientes, o Facebook conta com ações que ajudam a engajar o seu negócio. Nesse caso, certos investimentos podem ser necessários.
Se você quer alcançar um número impressionante de pessoas e potenciais clientes para a sua empresa B2B, conheça os dados do Facebook:
- 2,65 bilhões de usuários ativos em smartphones;
- 1,79 bilhão de usuários se conectam no facebook diariamente.
O Facebook, por concentrar o público da geração X, que nasceu do início de 1960 até o início dos anos 80, tem excelentes oportunidades para campanhas de empresas B2B de aquisição de leads para materiais ricos de atração, ações patrocinadas de remarketing, e ações para eventos online.
Instagram
Excelente rede social a ser explorada para empresas B2B.
Com um enorme crescimento desta rede e usuários mais tempo conectados ao Instagram, esta é uma ótima oportunidade para você mostrar o seu diferencial. Com uma rede social que cresce cada dia mais, o Instagram possui diferentes maneiras de divulgação que vão desde stories, reels, a publicação no feed.
O importante para o Instagram é a imagem ou vídeo escolhido , afinal, é uma rede social focada na imagem em vídeos curtos com um formato particular da rede. Por isso, utilize fotografias de qualidade, vídeos com conteúdo estratégico pensados para o seu público.
É importante começar, e milhares de empresas globais B2B usam esta rede social para se fazerem presentes e ampliar o alcance de produtos ou serviços.
O Instagram é uma rede social eficiente principalmente para lançamentos de eventos online para públicos B2B e tem se mostrado uma fonte de geração de leads.
Quanto aos dados dessa rede que aumenta diariamente, saiba que o Instagram possui:
- 1 bilhão de usuários ativos;
- 500 milhões de usuários ativos por dia;
- 500 milhões de stories diariamente.
A maior plataforma de pesquisa, o Google, também é um excelente canal digital. Para empresas B2B, este canal digital pode ser explorado, dado que, um usuário pode te encontrar a sua empresa a partir de uma busca, basta buscar seu nome ou palavras-chaves que se relacionam com o nome da sua empresa, produto ou serviço e será possível a sua empresa aparecer nos resultados de pesquisa.
O Google é um canal digital muito amplo, o que permite realizar anúncios pagos, anúncios em Rede de Display e também no Youtube. Exige ações direcionadas e que podem contribuir para o crescimento da sua empresa.
Como aquisição de tráfego orgânico para a sua empresa, é excelente, desde que seu conteúdo e o seu site estejam configurados para SEO. Desta maneira o Google irá indexar o seu site na rede de busca e a sua empresa ou artigos de seu blog podem aparecer nos resultados desde que sejam investidas ações de publicação de conteúdo estratégico, relevantes e que possam atrair backlinks para o site da sua empresa B2B.
Invista nas ações neste canal digital e acompanhe os resultados no médio/longo prazo. Conheça alguns números:
- 3,5 bilhões de pesquisas são feitas diariamente no Google.
A Amplifica Digital é uma agência especializada em empresas de tecnologia B2B, conheça-nos!