A transformação digital e a democratização da internet trouxeram novas perspectivas para o mercado de tecnologia. Com isso , junto com o fator de uma maior circulação de informações, surgiu a necessidade de uma nova abordagem de marketing.
Por isso, as lideranças das empresas devem adotar novas estratégias para sobreviver e prosperar na era digital.
- Pense, como você quer que sua empresa esteja no futuro? A partir dessa visão planeje e crie estratégias para chegar ao seu objetivo. Não tenha medo da transformação!
- Conheça seus concorrentes, e descubra quais estratégias aqueles que têm um maior desempenho estão usando, aprenda com eles e supere seus métodos.
- De forma alguma, pense que já sabe tudo sobre seu setor , o aprendizado é uma constante e o mundo está sempre se transformando. Estratégias que eram o segredo para o sucesso nos anos 90 já não cabem mais nos 2000.
- O sucesso da sua empresa não depende apenas da tecnologia, mas também de uma boa liderança que se atente às tendências do mercado , às exigências dos clientes .
- A era digital, por ser dominada pela globalização, exige que as empresas acompanhem as oscilações que possam afetar suas vendas.
- Independente do setor, todas as empresas precisarão se adaptar às mudanças que a tecnologia trará. Quem não se adaptar à essas mudanças ficará pelo caminho.
A sociedade moderna sempre foi fascinada pela tecnologia, ao longo da história, as pessoas sonharam com robôs, carros voadores e muitas outras coisas. A diferença é que enquanto a sociedade moderna sonhava, a contemporânea está realizando esses sonhos.
Em uma velocidade cada vez maior, surgem novas idéias, objetos são reinventados.
Muito se fala sobre inovação, mas é preciso discutir o termo. Inovar, no que se refere ao mercado, é criar um produto ou um processo que seja novo para o setor ou empresa, utilizando nova tecnologia.
A inovação é uma poderosa aliada para as empresas conseguirem manter a competitividade tanto no mercado nacional como no internacional.
Quando se trata de inovação, como o Brasil se posiciona?
Infelizmente o Brasil ocupa baixas posições quanto o assunto é inovação. Segundo o economista Paulo Feldmann, existem dois motivos principais para o Brasil ocupar posições baixas quanto o assunto é inovação:
1º- A baixa quantidade de empresas nacionais. De acordo com a Forbes , das 2 mil maiores empresas do mundo, apenas 1% é brasileira.
2º- Falta de incentivos fiscais para se desenvolverem pesquisas. No Brasil, não existe a cultura de dedução de impostos para as empresas investirem em pesquisas.
Para entender esses dois pontos é preciso entender como surgem inovações no mercado:
Quando o País deixa de gerar inovação, ele vai perdendo competitividade. Se ele perde competitividade as empresas se tornam mais fracas, criando uma bola de neve que resulta em um cenário negativo.
Mas apesar de não investir muito em inovação , as empresas do País estão apostando cada vez mais em tecnologia. Podemos usar como exemplo o setor do agronegócio que tem incorporado novas tecnologias mais intensivas e que ampliaram a produtividade. Dessa forma, o setor vive agora a chamada “ Agricultura 4.0”. Existe grande tecnologia e conectividade no campo, envolvendo robótica, uso de drones e veículos autônomos.
Porém, independente do cenário nacional, tenha nítido que inovação e tecnologia são essenciais para a sobrevivência da sua empresa.
Para mais textos, acesse nosso blog !