Para garantir um crescimento sustentável é preciso acompanhar o desempenho financeiro do seu negócio. Nesse processo é importante ter um direcionamento de quais fatores levar em conta e quais métricas utilizar. Trazemos aqui algumas informações que podem auxiliar sua equipe.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a consciência de marca é tão importante quanto a indução às compras e a defesa da marca.
Certamente ter sua marca lembrada pelos consumidores é um bom sinal, mas só é suficiente quando falamos de setores onde o ciclo de compra é curto ou os consumidores não se envolvem muito no processo de compra.
A fidelidade dos consumidores é definida pela sua disposição em indicar uma marca específica. Portanto, o objetivo das empresas deve ser conquistar muitos clientes dispostos a defendê-las . Mas para criar esse cenário é necessário entender como se dá a consciência de marca e a construção da defesa por parte dos consumidores.
Kopler, em seu livro Marketing 4.0, cita métricas conhecidas como CAC (Coeficiente da ação de compra) e CDM (Coeficiente de defesa da marca).
O CAC mede quão bem as empresas “convertem” a consciência de marca em ações de compra.
O CDM faz o mesmo em relação à “conversão” da consciência de marca em defesa de marca.
Essas métricas foram inspiradas em cálculos feitos por executivos financeiros para mensurar a saúde financeira. O CAC e o CDM podem ser comparadas ao ROE ( Retorno Sobre o Patrimônio). O ROE mede quanto lucro uma empresa gera com o patrimônio líquido investido pelos acionistas.
O CAC e o CDM permitem aos profissionais de marketing medirem a produtividade de seus gastos.
Com essas métricas é possível acompanhar os investimentos feitos para gerar consciência de marca.
O retorno sobre o patrimônio é visto como resultado de três fatores:
- Rentabilidade: medida para margem de lucro.
- Eficiência de uso dos ativos: medida pela rotatividade de ativos.
- Alavancagem financeira: medida pelo multiplicador de patrimônio.
Comparando as marcas , um ROE maior poderia resultar de maior rentabilidade , uso de ativos mais eficientes e maior alavancagem, um ROE melhor vindo das duas causas é nitidamente um excelente resultado. No entanto, um ROE melhor devido à maior alavancagem requer um exame atento para determinar onde podem ser feitas melhorias.
Como conhecer o CAC e o CDM pode afetar seu negócio?
Conseguindo medir a taxa de conversão da assimilação à apologia , será mais fácil responder como aumentar o número de advogados fiéis . Com essa estratégia é possível perceber quais estratégias estão faltando na sua empresa. Sua equipe de marketing deve medir cada taxa de conversão, da assimilação à apologia. Lembre que desenvolver a fidelidade dos clientes é um processo longo e que necessita de dedicação. O ideal para sua marca é que cada cliente passe pelos cinco As sem sofrer impasses.
Porém, fique tranquilo se sua nota de CDM não for excelente, dificilmente na vida real uma nota chega à “1”, ou seja, à nota perfeita.
Enfim, conhecendo o CAC e o CDM é possível melhorar a produtividade do marketing, investindo em formas assertivas de marketing e evitando desperdícios.
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Até logo!