Você está procurando formas de se reinventar e repensar seu negócio?
Nosso blog disponibiliza dicas que podem ajudar nessa fase, hoje iremos falar de Geomarketing.
Quando pensamos em estratégias de venda, é recomendado que se faça uma boa segmentação do público. Isso permite fazer uma campanha assertiva e que gere mais frutos.
Entre as segmentações possíveis existe a geográfica que irá tornar possível o geomarketing.
O que é geomarketing?
Em síntese, geomarketing é a área que estuda as relações entre as estratégias e políticas de negócios e o território ou espaço onde a empresa, seus clientes, consumidores, fornecedores e pontos de distribuição se localizam. Da mesma forma, existe também a possibilidade de classificá-lo como uma técnica avançada de marketing que privilegia a localização do público para a definição de estratégias.
Outras definição para o termo é, inteligência geográfica de mercado ou location intelligence, essa metodologia proporciona a elaboração de estratégias efetivas para vender mais, reduzir custos e elevar resultados, por meio de informações georreferenciadas.
A partir da análise de dados geográficos, o geomarketing possibilita a identificação de tendências de mercado, monitorar a concorrência e, assim, tomar decisões mais assertivas sobre as campanhas.
Essa função permite estudar as preferências de cada localidade e entregar uma solução que desperte o seu interesse, e com um preço que contemple suas características econômicas.
Como coletar os dados?
Como apontamos no texto “Da prancheta ao digital, avanços na coleta de dados”, há diferentes formas de coletar esses dados. Atualmente, com os avanços da tecnologia e, principalmente, da febre dos smartphones, é viável que o endereço de IP dos computadores e os endereços dos GPS ativados nos celulares sejam utilizados pelas marcas. Com esses dados, você conseguirá extrair informações sobre o comportamento do seu público e criar conteúdos mais assertivos. Dessa forma, você irá gastar menos e terá um retorno bem mais alto.
Quais setores podem utilizar o geomarketing?
A inteligência geográfica era inicialmente ligada ao setor varejista, mas, hoje, pode e deve ser utilizada pelos demais setores.
O geomarketing tem funções amplas, para diversos setores, e pode ser utilizado tanto para uma visão espacial em escala micro quanto em uma ótica mais ampla, como no caso de indústrias de bens de consumo que precisam descobrir oportunidades de penetração de produtos por município.
O geomarketing pode ser utilizado no meio offline e no online.
No offline, o geomarketing auxilia na identificação de pontos de vendas, distribuição de mercadorias e concorrência. No caso do meio online, ela facilita no engajamento dos usuários, assertividade do público e melhor planejamento de ações locais.
O geomarketing se divide em algumas estratégias
1. Geotagging
O geotagging é uma das formas de captar a localização dos usuários por meio de marcações da localização do Facebook e Instagram. Por ser uma publicação espontânea, ela tende a gerar bons resultados orgânicos e engajamento.
2. Geotargeting
O geotargeting é a segmentação de uma parcela do público mediante sua localização. É possível criar anúncios no Google ou no Facebook e utilizar essa estratégia como um dos requisitos.
Esta é uma boa alternativa para negócios locais ou que atendam somente em lojas físicas. Dessa forma, os anúncios aparecem apenas para pessoas que realmente terão acesso aos seus produtos ou serviços.
3. Check-ins
Os check-ins em redes sociais também são uma das estratégias do geomarketing. É importante que a marca fomente o uso dessa ferramenta, pois isso aumenta o engajamento espontâneo e a lembrança de marca.
Lembre de oferecer ofertas, descontos e serviços exclusivos para os clientes que realizarem esse tipo de ação.
4. Geofencing
Já o Geofencing permite que marcas ofereçam descontos e conteúdos em tempo real, baseando-se na movimentação do usuário. Com as informações do GPS, os aplicativos enviam ofertas específicas para o usuário no momento em que ele está perto de determinada região.
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