Pular para o conteúdo
Blog Impacte sua audiência: pontos de contato B2B

Impacte sua audiência: pontos de contato B2B

  • Blog

Você sabe com quantos toques em média um lead interage com a sua empresa antes de se decidir pela compra do seu produto ou contratar o seu serviço?

O Eric Klein falou um pouco sobre este tema, que é extremamente importante para quem lida com o mercado B2B. Você pode ouvir esse episódio no nosso podcast:

Nosso CEO aponta que, em média, 11 pontos de contato são envolvidos em negociações B2B, podendo chegar a até 20 em alguns casos. Antes de interagir com o site, um comprador B2B faz cerca de 12 pesquisas no Google. Além disso, eles leem mais de 10 conteúdos na internet antes de tomar uma decisão.

Todos esses dados trazem para nós um insight bem importante: precisamos ampliar a presença digital. Principalmente se a sua empresa atua no mercado B2B.

Amplie a sua presença digital

A ideia é ampliar a presença digital para que o lead decisor B2B possa encontrar sua empresa quando estiver procurando sobre o seu produto ou serviço..

Então vamos lá! Dê muita atenção ao seu site, ele precisa ser atualizado sempre. Não é só construir uma página institucional, é pensar no seus potenciais clientes antes de construir esse site. Se você já possui um site, observe estas questões:

  • Será que meu site responde às perguntas dos meus principais decisores?
  • Meu site compartilha conteúdos adequados para as verticais que atendo?
  • O blog da minha empresa possui um conteúdo direcionado para meu público-alvo?
  • Meu conteúdo ajuda meu futuro cliente a resolver as suas dores e a melhorar os seus processos?
  • Já que antes do usuário B2B tomar uma decisão ele faz pesquisas no Google, será que o conteúdo do seu site ou a sua empresa aparece através dos buscadores?

Em resumo, você precisa pensar na jornada do cliente e criar conteúdos direcionados para os seus decisores.

Pontos de contato B2B

É de extrema importância arrumar seu site para que ele apareça no Google: 

  • Utilize técnicas de SEO
  • Resolva a parte estrutural do seu site para que ele seja ranqueado
  • Trabalhe uma estratégia de médio a longo prazo com SEO para poder aumentar a visibilidade do seu site
  • Use palavras-chave que respondam as pesquisas desse usuário B2B na internet.

Já que o usuário entra em contato com vários pontos antes de tomar uma decisão, caso ele seja um lead B2B, invista também na presença no LinkedIn. Da mesma forma que o lead B2B busca informações na internet, no Google e no site de uma empresa, eles também consultam informações no LinkedIn.

 

Estratégias de impacto

Você deve criar uma estratégia que possa impactar o seu decisor ao longo da jornada dele. Em uma compra do mercado B2B, normalmente existe uma jornada mais longa. Então precisamos usar uma estratégia multicanal, ou seja, precisamos criar campanhas patrocinadas no Google Ads, campanhas patrocinadas no LinkedIn Ads e em outros canais digitais.

Criar estratégias de remarketing é essencial para conseguirmos fechar o cerco desse usuário. Além disso, na Amplifica Digital tivemos alguns casos em que entrevistamos clientes que usam a estratégia de divulgar conteúdos de forma constante dentro do YouTube para facilitar a decisão do usuário B2B. 

Reforçamos que, quando pensamos em jornada de usuário ou de um decisor do mercado B2B, precisamos criar uma estratégia multicanal. Essa estratégia multicanal ajudará a impactar essa audiência em diferentes canais. Por isso, mantenha o site, redes sociais e LinkedIn sempre atualizados, além de manter uma estratégia de conteúdo direcionada. Tenha todo um aparato para facilitar a busca desse decisor para que na hora da compra ele considere o seu produto/solução. 

Por último, mas não menos importante, trabalhe com cases de sucesso. Ter uma seção de cases de diferentes verticais no seu site mostra que sua empresa está preparada para o desafio do seu lead. Dê o máximo de informações possíveis para que a sua audiência encontre e considere a sua empresa no momento da compra.

Este é só um resumo desse bate-papo. Para não perder nenhum detalhe, ouça o episódio no nosso podcast.

 

Marcações: