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Marketing de conteúdo: aplique agora na sua empresa de tecnologia

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Você sabe o que é marketing de conteúdo?

Atualmente, graças à democratização da internet e popularização dos smartphones, um número maior de pessoas tem incluído o acesso à web na sua rotina. Isso comprova que a internet se mostra cada vez mais um campo fértil para sua empresa investir em marketing. 

Por ter mais informação disponível e menos tempo livre, os consumidores filtram os materiais que chegam até eles. Por isso, as empresas vêm apostando em marketing de conteúdo.

Hoje, as possibilidades são muitas quando as empresas pensam em ações de marketing. Além disso, os profissionais da área são cada vez mais desafiados a usar a criatividade e pensar fora da caixa.

No universo das empresas de tecnologia, aproveitar os benefícios do Inbound Marketing para conquistar e reter clientes é essencial. E é aqui que o marketing de conteúdo apresenta seu valor e importância para que sejam alcançados os resultados e as expectativas da organização.

Marketing de conteúdo: aplique agora na sua empresa de tecnologia
marketing de conteúdo nas estratégias da sua empresa de TI

Por que utilizar o marketing de conteúdo nas estratégias da sua empresa de TI?

Nos últimos anos, muitos serviços e recursos precisaram ser transferidos do mundo físico para o ambiente virtual. Entre as mudanças acompanhadas podemos citar: 

  • Várias organizações passaram a realizar webinars;
  • Houve um aumento na produção de conteúdo para mídias sociais;
  • Ampliação nas ações via e-mail marketing;
  • Mais anúncios no LinkedIn.

No entanto, o consumo de conteúdos e informações nos canais digitais, como mídias sociais e blogs aumentou muito. O que se torna uma oportunidade para todas as empresas, mas também representa um desafio. Afinal, a concorrência aumenta. 

Além disso, investir em marketing de conteúdo é a melhor opção para ampliar seus negócios. Essa estratégia envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar a quantidade e qualidade de conteúdo relevante para seu público alvo. 

Para trabalhar com marketing de conteúdo, o profissional deve ser ou se tornar um contador de histórias, pois, ele precisará narrar algo que seja útil e que irá  prender a atenção do consumidor. 

O que torna o marketing de conteúdo mais atraente é o fato dele ser acessado através da demanda dos consumidores e não das empresas. São os clientes que optam por consumir o quê, quando e onde querem. Se as pessoas não acharem seu produto atraente, não perderão tempo lendo ou assistindo.

É preciso uma mudança de mentalidade para o uso do marketing digital, pois a sua equipe também precisará criar materiais que não irão aumentar diretamente suas vendas, contudo que serão úteis na criação de conexões mais profundas entre a marca e o consumidor.

Hoje, o marketing de conteúdo ganhou popularidade e vem sendo anunciado como o  presente e  futuro da publicidade na economia digital.

Marketing de conteúdo: aplique agora na sua empresa de tecnologia
Mostraremos alguns passos para sua empresa usar o marketing de conteúdo:

Mostraremos alguns passos para sua empresa usar o marketing de conteúdo

Fixe metas:

Em primeiro lugar, defina suas metas e quais os objetivos esperados com esse processo. As metas geralmente podem ser classificadas em duas categorias: 

  • Geração de Leads, efetivação de vendas, Cross- selling (leva um produto que complementa sua compra inicial), Up selling (o cliente leva um produto mais caro do que pretendia comprar) e vendas por indicação de outros clientes. 

Relacionados com a marca:

  • Consciência de marca
  • Associação de marca
  • Fidelidade e defesa de marca.

Se sua meta está relacionada à venda, é preciso alinhar seu conteúdo com os canais de venda, mas se a meta está ligada à questão de métrica, é preciso garantir que o conteúdo seja coerente com a personalidade da marca.

Qual público você deseja impactar com seu conteúdo? 

Defina um subconjunto específico do seu público alvo, isso te ajudará a criar algo relevante e profundo, coloque-se no lugar do seu consumidor e pense quais são os seus anseios e medos. 

Planeje seu conteúdo:

Não elabore seu conteúdo de forma solta, deve existir uma ligação entre todo o material que você irá produzir. Pois, a combinação de temas pertinentes em conjunto com formatos adequados, assegura uma campanha de marketing de conteúdo bem-sucedida. Por isso, pense qual material será realmente útil para seu público. 

Criação:

 A criação de conteúdo exige investimento de tempo e orçamento. Se o conteúdo não for de alta qualidade será apenas perda de tempo produzi-lo. O conteúdo muitas vezes não leva a compra, mas irá criar uma afinidade entre a marca e o consumidor. Faça que seu conteúdo seja original, algo diferenciado do que o consumidor encontraria em outras buscas pela rede. 

Distribuição: 

Se não atingirem o público ideal, um conteúdo bom é jogado fora. Com tantas informações disponíveis nas redes, é normal que algum conteúdo desapareça. Por isso, se atente para postar no canal certo, as redes sociais têm um poder imenso, descubra qual melhor se relaciona com seu negócio.

Ampliação:

O segredo para uma distribuição forte na mídia é uma boa estratégia de ampliação de conteúdo. Quando seu conteúdo alcança os influenciadores–chave esse conteúdo tem mais chance de viralizar. Então, identifique quem são os influenciadores do seu setor.

 Avaliação:

Avalie se o engajamento e as vendas aumentaram após o compartilhamento do seu conteúdo. Observe se as métricas dos 5 As foram atingidos de forma positiva.

Melhoria:

Depois de fazer a análise sobre os resultados vindos do marketing de conteúdo, identifique as mudanças a serem feitas. Lembre-se, melhorias periódicas são fundamentais.

Utilize um conteúdo diferente para cada objetivo

Uma estratégia de marketing de conteúdo pode ser aplicada para diferentes objetivos. E dependendo da sua meta, os conteúdos produzidos possuem diferentes características.

Por isso, a Amplifica Digital listou algumas das principais finalidades para as quais sua empresa de TI pode oferecer conteúdos:

Conteúdos para atrair oportunidades: 

São aqueles que entregam mais para a persona. Portanto, uma sugestão é deixá-los atrelados a landing pages e converter visitantes e seguidores em leads. Um bom conteúdo para isso é o infográfico, por ser leve, visual, informativo e fácil de consumir em qualquer dispositivo. Além disso, as pessoas estão consumindo mais lives, então, outra ideia é fazer uma transmissão ao vivo sobre um tema em alta. De repente, vale até uma parceria com outra marca para uma ação de co-marketing.

Conteúdos para fortalecer o relacionamento 

Manter um relacionamento saudável com seus leads e clientes é essencial. Além disso, isso deve ser feito por meio de conteúdos de qualidade, que atendam às suas dores e desejos. Nessa etapa, o melhor conteúdo é uma newsletter semanal para manter o relacionamento com a sua base. Caso você não tenha um volume alto de produção de conteúdo, considere uma periodicidade mensal. O importante é sempre enviar seus conteúdos aos leads.

Atração e retenção de talentos 

Produza conteúdos relevantes para fornecedores e parceiros, mostre que a sua empresa está ali para ajudá-los. As redes sociais podem ser sua melhor aliada neste momento. 

Lançamentos de novas funcionalidades 

A sua empresa de tecnologia precisa estar em constante movimento. Dessa forma, ao lançar novos produtos e funcionalidades que irão facilitar o dia a dia dos seus clientes, use o marketing de conteúdo para fazer a divulgação. Vídeos, infográficos e tutoriais desses lançamentos ajudam a captar a atenção e despertar o interesse dos seus clientes e prospects.

Geração de leads e conversão 

Webinars, e-books, infográficos, whitepapers, depoimentos de clientes e vídeos, entre tantos outros formatos, são conteúdos que valorizam o seu investimento. Faça campanhas de divulgação desses materiais para aumentar o número de leads. Além disso, com as dicas de marketing de conteúdo para empresas de TI acima, você vai conseguir impulsionar o seu negócio e conquistar cada dia mais clientes.

A importância da Criação de Conteúdo em vídeo para a sua empresa

Com a popularização dos smartphones, houve uma democratização não só da internet, mas também da produção e circulação de vídeos. Pois tornou-se barato fazer e consumir vídeos.

Marketing de conteúdo: aplique agora na sua empresa de tecnologia
Por que usar vídeos no marketing da sua empresa? 

 

Por que usar vídeos no marketing da sua empresa? 

Muitas pessoas não têm tempo ou paciência para ler um texto, mas assistiriam um vídeo. Como apontamos anteriormente, a maior circulação de vídeos é devida a popularização dos smartphones, convenhamos que é bem mais fácil assistir um vídeo do que ler um grande texto nas telinhas.

Além disso, como usam dois sentidos (visão e audição), os vídeos passam a mensagem de forma mais compreensível. Dessa forma, será mais fácil gerar confiança e a aquisição do produto comercializado. 

Temos alguns números para você:

  • No Brasil cerca de 58 milhões de vídeos online são assistidos mensalmente.
  • Usuários da internet gastam em média 6 horas por dia assistindo vídeos online.
  • 80 % dos internautas preferem assistir vídeo a ler conteúdos em textos.
  • Quando uma pessoa assiste um vídeo de uma empresa a chance dela compreender a mensagem é  74% maior. 
  • Vídeos têm 41% de cliques a mais em buscas do que conteúdos em texto.
  • Mais de 4 bilhões de visualizações no Youtube por dia.

Uma propaganda em forma de vídeo pode ter milhares de visualizações e se transformar em viral em algumas horas.

O consumidor tem maior identificação com uma empresa ao assistir um vídeo de qualidade produzido por ela. Portanto o vídeo tem maior poder de conversão do que os demais tipos de publicação, mas é preciso ter cuidado para que o material produzido seja útil.

O que deve ser levado em conta ao usar vídeos: 

  • Público-alvo
  • Canal de divulgação (Linkedin, IGTV do Instagram, Facebook e Youtube  são ótimos para esse fim).
  • Pesquisa de como fazer o cliente entender o produto.
  • A imagem que deseja passar.
  • Foque em uma linha de raciocínio.
  • Evite excesso de informação ( Isso pode dificultar que a ideia principal seja captada)

Estruture o seu conteúdo e mensagem a ser passada em formato textual antes de gravar. O resultado final será muito melhor. Além disso, o uso de vídeos facilita o monitoramento de como sua marca está sendo recebida. Através da reação do público você já tem um feedback. 

O vídeo ajuda muito nas suas estratégias de SEO. Ao publicar o seu vídeo nas redes sociais, inclua também sua transcrição, ou seja, o texto aplicado na descrição.

Produção de vídeos + SEO são estratégias capazes de colocar as páginas do seu site nas primeiras posições nos buscadores. Dessa forma, pense para usá-la do melhor jeito possível. 

Aposte no storytelling, as pessoas gostam de ouvir histórias, além de que é um formato agradável que aproxima seu público. 

A equipe de marketing deve segmentar o público alvo e direcionar o conteúdo do vídeo, para clientes que desejam conhecer melhor a marca e que compartilharão o vídeo, fazendo assim uma propaganda gratuita para a sua empresa.

Hoje , a criação de conteúdo em vídeo é um dos materiais preferidos pelo consumidor. 

Que tal investir na produção de vídeos em suas estratégias de Marketing?

Auditoria do marketing de conteúdo: como fazer?

Criar mais conteúdo não significa necessariamente trazer mais tráfego para as suas páginas. Pois, o SEO, e para ser mais específico, o Google e algumas redes sociais priorizam conteúdos que sigam alguns requisitos de qualidade e geralmente dispensa aqueles que não possuem relevância.

No entanto, para manter um bom tráfego em suas páginas, faça periodicamente uma auditoria. Análise o que sua marca já produziu e como esse conteúdo se comporta. Com essa prática você poderá notar quais caminhos devem ser seguidos ou quais estratégias devem ser mudadas. 

Após uma auditoria você terá noção do que precisa ser produzido, ou seja, aquilo que sua marca deixou a desejar nas redes sociais e páginas da web. 

 Existem modelos de auditorias que você pode seguir:

Auditoria Quantitativa: 

  • Mapeie tudo o que você já produziu.
  • Onde seu conteúdo está sendo direcionado?
  • Como estão organizados os conteúdos?
  • Outra informação necessária é quem os produziu.
  • E por fim, observe se eles geraram bons resultados. 

Auditoria Qualitativa: 

  • O conteúdo criado é útil ?
  • Seu formato é atrativo?
  • O tom de voz utilizado é o correto ?
  • Auditoria Especializada: 
  • Seu conteúdo segue as exigências cobradas pelo SEO?
  • O que foi produzido possui boa legibilidade?
  • É fácil de ser localizado?
  • Gera audiência para sua página.
  • Aquilo que você produz tem ligação entre si?

Depois dessa auditoria, remova aquele conteúdo que não gera nenhum resultado.

Compartilhe o resultado da auditoria com sua equipe de marketing, principalmente com aqueles que produzem conteúdo.

No entanto, a fim de alcançar efetividade e resultados, é necessário seguir a auditoria com a implementação de um plano de ação para aprimorar a criação e divulgação do conteúdo.

Com a conclusão da auditoria de conteúdo, é possível estabelecer de maneira mais precisa o plano de marketing a curto, médio e longo prazo, o que resultará em melhorias significativas.

A sistematização e a frequência da realização de dados é essencial, mas não o bastante. Para surtir efeito a auditoria deve ser organizada em relatórios, só assim você verá se mudanças estão acontecendo ou não.

Precisa de ajuda para produzir conteúdo para a sua empresa? A Amplifica Digital pode ajudar você!

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