Atualmente, graças a democratização da internet e popularização dos smartphones, um número maior de pessoas tem incluído o acesso à web na sua rotina, o que comprova que a internet se mostra cada vez mais um campo fértil para sua empresa investir em marketing.
Por ter mais informação disponível e menos tempo livre, os consumidores filtram os materiais que chegam até eles. Por isso, as empresas vêm apostando em marketing de conteúdo.
Hoje, as possibilidades são muitas quando as empresas pensam em ações de marketing. Além disso, os profissionais da área são cada vez mais desafiados a usar a criatividade e pensar fora da caixa.
No universo das empresas de tecnologia, aproveitar os benefícios do Inbound Marketing para conquistar e reter clientes é essencial. E é aqui que o marketing de conteúdo apresenta seu valor e importância para que sejam alcançados os resultados e as expectativas da organização.
Por que utilizar o marketing de conteúdo nas estratégias da sua empresa de TI?
Nos últimos anos, muitos serviços e recursos precisaram ser transferidos do mundo físico para o ambiente virtual. Entre as mudanças acompanhadas podemos citar:
- Várias organizações passaram a realizar webinars;
- Houve um aumento na produção de conteúdo para mídias sociais;
- Ampliação nas ações via e-mail marketing;
- Mais anúncios no LinkedIn.
Neste cenário, o consumo de conteúdos e informações nos canais digitais, como mídias sociais e blogs aumentou muito. O que se torna uma oportunidade para todas as empresas, mas também representa um desafio. Afinal, a concorrência aumenta. Sendo assim, investir em marketing de conteúdo é a melhor opção para ampliar seus negócios. Essa estratégia envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar a quantidade e qualidade de conteúdo relevante para seu público alvo.
Para trabalhar com marketing de conteúdo, o profissional deve ser ou se tornar um contador de histórias, pois, ele precisará narrar algo que seja útil e que irá prender a atenção do consumidor.
O que torna o marketing de conteúdo mais atraente é o fato dele ser acessado através da demanda dos consumidores e não das empresas, são os clientes que optam por consumir o quê, quando e onde querem. Se as pessoas não acharem seu produto atraente, não perderão tempo lendo ou assistindo.
É preciso uma mudança de mentalidade para o uso do marketing digital, pois a sua equipe às vezes precisará criar materiais que não irão aumentar diretamente suas vendas, contudo que serão úteis na criação de conexões mais profundas entre a marca e o consumidor.
Hoje, o marketing de conteúdo ganhou popularidade e vem sendo anunciado como o presente e futuro da publicidade na economia digital.
Mostraremos alguns passos para sua empresa usar o marketing de conteúdo:
Fixe metas:
Em primeiro lugar, defina suas metas e quais os objetivos esperados com esse processo. As metas geralmente podem ser classificadas em duas categorias:
- Geração de Leads, efetivação de vendas, Cross- selling (leva um produto que complementa sua compra inicial), Up selling (o cliente leva um produto mais caro do que pretendia comprar) e vendas por indicação de outros clientes.
Relacionados com a marca:
- Consciência de marca;
- Associação de marca;
- Fidelidade e defesa de marca.
Se sua meta está relacionada à venda, é preciso alinhar seu conteúdo com os canais de venda, mas se a meta está ligada à questão de métrica, é preciso garantir que o conteúdo seja coerente com a personalidade da marca.
Mapeie seu público:
Qual público você deseja impactar com seu conteúdo?
Defina um subconjunto específico do seu público alvo, isso te ajudará a criar algo relevante e profundo, coloque-se no lugar do seu consumidor e pense quais são os seus anseios e medos.
Planeje seu conteúdo:
Não elabore seu conteúdo de forma solta, deve existir uma ligação entre todo o material que você irá produzir. Pois, a combinação de temas pertinentes em conjunto com formatos adequados, assegura uma campanha de marketing de conteúdo bem-sucedida. Por isso, pense qual material será realmente útil para seu público.
Criação:
A criação de conteúdo exige investimento de tempo e orçamento. Se o conteúdo não for de alta qualidade será apenas perda de tempo produzi-lo. O conteúdo muitas vezes não leva a compra, mas irá criar uma afinidade entre a marca e o consumidor. Faça que seu conteúdo seja original, algo diferenciado do que o consumidor encontraria em outras buscas pela rede.
Distribuição:
Se não atingirem o público ideal, um conteúdo bom é jogado fora. Com tantas informações disponíveis nas redes, é normal que algum conteúdo desapareça. Por isso, se atente para postar no canal certo, as redes sociais têm um poder imenso, descubra qual melhor se relaciona com seu negócio.
Ampliação:
O segredo para uma distribuição forte na mídia é uma boa estratégia de ampliação de conteúdo. Quando seu conteúdo alcança os influenciadores– chave esse conteúdo tem mais chance de viralizar. Então, identifique quem são os influenciadores do seu setor.
Avaliação:
Avalie se o engajamento e as vendas aumentaram após o compartilhamento do seu conteúdo. Observe se as métricas dos 5 As foram atingidos de forma positiva.
Melhoria:
Depois de fazer a análise sobre os resultados vindos do marketing de conteúdo, identifique as mudanças a serem feitas. Lembre-se, melhorias periódicas são fundamentais.
Utilize um conteúdo diferente para cada objetivo
Uma estratégia de marketing de conteúdo pode ser aplicada para diferentes objetivos. E dependendo da sua meta, os conteúdos produzidos possuem diferentes características.
Por isso, a Amplifica Digital listou algumas das principais finalidades para as quais sua empresa de TI pode oferecer conteúdos:
Conteúdos para atrair oportunidades:
São aqueles que entregam mais para a persona. Neste caso, uma sugestão é deixá-los atrelados a landing pages e converter visitantes e seguidores em leads. Um bom conteúdo para isso é o infográfico, por ser leve, visual, informativo e fácil de consumir em qualquer dispositivo. Além disso, as pessoas estão consumindo mais lives, então, outra ideia é fazer uma transmissão ao vivo sobre um tema em alta. De repente, vale até uma parceria com outra marca para uma ação de co-marketing.
Conteúdos para fortalecer o relacionamento
Manter um relacionamento saudável com seus leads e clientes é essencial. E isso deve ser feito por meio de conteúdos de qualidade, que atendam às suas dores e desejos. Nessa etapa, o melhor conteúdo é uma newsletter semanal para manter o relacionamento com a sua base. Caso você não tenha um volume alto de produção de conteúdo, considere uma periodicidade mensal. O importante é sempre enviar seus conteúdos aos leads.
Atração e retenção de talentos
Produza conteúdos relevantes para fornecedores e parceiros, mostre que a sua empresa está ali para ajudá-los. As redes sociais podem ser sua melhor aliada neste momento.
Lançamentos de novas funcionalidades
A sua empresa de tecnologia precisa estar em constante movimento. Ao lançar novos produtos e funcionalidades que irão facilitar o dia a dia dos seus clientes, use o marketing de conteúdo para fazer a divulgação. Vídeos, infográficos e tutoriais desses lançamentos ajudam a captar a atenção e despertar o interesse dos seus clientes e prospects.
Geração de leads e conversão
Webinars, e-books, infográficos, whitepapers, depoimentos de clientes e vídeos, entre tantos outros formatos, são conteúdos que valorizam o seu investimento. Faça campanhas de divulgação desses materiais para aumentar o número de leads.
Com as dicas de marketing de conteúdo para empresas de TI acima, você vai conseguir impulsionar o seu negócio e conquistar cada dia mais clientes.
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