Videoconferência e trabalho remoto, 5 ferramentas úteis

A Amplifica Digital, assim como várias empresas, adotou o trabalho remoto para que o trabalho não pare e nossa equipe fique em segurança.

Existem ferramentas que nos auxilia nessa missão. Já citamos o Slack e o Trello, agora é hora de indicar plataformas de videoconferência. 

Com recursos como compartilhamento de tela e edição colaborativa de documentos, essas plataformas facilitam a vida dos funcionários em home office.

Fazer uma videoconferências é uma tarefa simples e podemos contar com a ajuda de ferramentas online gratuitas. 

Além das chamadas de vídeo,  essas plataformas costumam oferecer recursos como compartilhamento de tela, bate-papo e edição colaborativa de documentos. 

Escolha a ferramenta que mais combine com a sua equipe: 

1. Zoom Meeting

Em primeiro lugar, o Zoom Meeting é uma ferramenta de videoconferência voltada para ambientes corporativos que suporta reuniões com até 500 participantes e webinars com público de 10 mil pessoas. O funcionamento do serviço é simples: o administrador da reunião cria uma sala e envia um convite via e-mail ou link para os participantes, que não precisam ter conta no site. Basta acessar a URL e informar um nome para entrar.

Entre os recursos oferecidos pelo Zoom Meeting estão bate-papo em tempo real, transferência de arquivos, controle de microfones, quadro de anotações, compartilhamento de tela e gravação das reuniões na nuvem. É importante ressaltar que, no modo gratuito, as reuniões em grupo têm duração máxima de 40 minutos e são limitadas a 100 participantes. No entanto, não há restrições para encontros online entre apenas duas pessoas.

2. Skype

O Skype, famoso serviço de chamadas de áudio e vídeo, também está disponível na versão para navegadores. Com uma interface semelhante à do programa para PC, o mensageiro online permite criar gratuitamente videochamadas com até 50 convidados. Mas não é preciso ser cadastrado no serviço para participar de uma reunião, que pode ser acessada por meio de um link.

Para startups e empresas é indicado o Skype for Business. Pois, essa versão do mensageiro é voltada para ambientes corporativos e com funções exclusivas. É possível criar reuniões com até 250 usuários, participar de chats em tempo real e compartilhar documentos, que podem ser editados durante a apresentação graças à integração com a suíte Office 365 Enterprise. Outro destaque da versão corporativa é a possibilidade de agendar reuniões direto no calendário do Outlook.

3. ezTalks

A ezTalks é uma plataforma projetada para videoconferências corporativas e webinars. Na modalidade gratuita, é possível reunir até 100 participantes em encontros com duração máxima de 45 minutos. No entanto, essa ferramenta requer o download de um software.

Possui suporte a chats privados e coletivos, compartilhamento de tela, anotações e enquetes em tempo real. Embora seja possível agendar e gerenciar reuniões no navegador, o programa é indispensável para a realização das videoconferências.

4. Google Hangouts

Integrada ao Gmail, o Google Hangouts ou Google meet é completamente gratuito e permite criar videoconferências em poucos cliques. Dessa forma, basta acessar hangouts.google.com, clicar em “Videochamada” e convidar os participantes por e-mail ou link. A ferramenta de bate-papo do Google permite compartilhar a tela do computador e conversar com os outros membros da reunião em tempo real.

5. Microsoft Teams

O Teams é mais uma alternativa da Microsoft para a comunicação empresarial. Antes essa ferramenta era restrita a assinantes do Office 365. O Microsoft Teams oferece um plano gratuito que permite criar videoconferências com até 250 pessoas. Além de guardar 10 GB de arquivos por equipe e mais 2 GB por usuário.

Enfim, entre os recursos do Teams estão também compartilhamento de tela e edição colaborativa de documentos do Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote. É possível ainda conectar aplicativos externos, como Trello e Evernote.

Para mais textos, acesse nosso blog!

Privacidade