Pular para o conteúdo
Blog Auditoria do marketing de conteúdo, como fazer?

Auditoria do marketing de conteúdo, como fazer?

Criar mais conteúdo não significa necessariamente trazer mais tráfego para as suas páginas. Pois, O SEO, e para ser mais específica, o Google e algumas redes sociais priorizam conteúdos que sigam alguns requisitos de qualidade e geralmente dispensa aqueles que não possuem relevância.

 Para manter um bom tráfego em suas páginas, faça periodicamente uma auditoria. Análise o que sua marca já produziu e como esse conteúdo se comporta. Com essa prática você poderá notar quais caminhos devem ser seguidos ou quais estratégias devem ser mudadas. 

Após uma auditoria você terá noção do que precisa ser produzido, ou seja, aquilo que sua marca deixou a desejar nas redes sociais e páginas da web. 

 Existem modelos de auditorias que você pode seguir :

Auditoria Quantitativa: 

  • Mapeie tudo o que você já produziu.
  • Onde seu conteúdo está sendo direcionado?
  • Como estão organizados os conteúdos?
  • Outra informação necessária é quem os produziu.
  • E por fim, observe se eles geraram bons resultados. 

Auditoria Qualitativa: 

  • O conteúdo criado é útil ?
  • Seu formato é atrativo?
  • O tom de voz utilizado é o correto ?

Auditoria Especializada: 

  • Seu conteúdo segue as exigências cobrados pelo SEO?
  • O que foi produzido possui boa legibilidade?
  • É fácil de ser localizado?
  • Gera audiência para sua página.
  • Aquilo que você produz tem ligação entre si?

Depois dessa auditoria remova aquele conteúdo que não gera nenhum resultado.

Compartilhe o resultado da auditoria com sua equipe de marketing , principalmente com aqueles que produzem conteúdo.

No entanto, para ser efetiva e trazer resultados a auditoria precisa ser seguida de um plano de ação para melhorar a criação e divulgação do conteúdo. 

 Com a auditoria do conteúdo devidamente feita, a definição do plano de marketing a curto, médio e longo prazo é feita de maneira mais certeira e trará melhores resultados. 

A sistematização e a frequência da realização de dados é essencial, mas não o bastante. Para surtir efeito a auditoria deve ser organizada em relatórios, só assim você verá se mudanças estão acontecendo ou não. 

Para mais textos, acesse nosso blog!

Até logo! 

Marcações: