O que é SEO? Para responder essa pergunta é importante entender o contexto econômico e social que estamos.
Com a democratização do uso da internet, advinda da popularização dos smartphones, cresceu o número de clientes que pesquisam na web antes de fecharem negócio. As empresas se renderam e começaram a utilizar a rede para alavancar as vendas , assim, aumentou a quantidade de sites.
Nesta conjuntura, o SEO tornou-se essencial e estratégico para as empresas se manterem competitivas.
Mas afinal, o que é SEO?
Search Engine (motor de pesquisa): são páginas da web que têm por intuito ser um filtro na busca de um usuário (por exemplo, o Google que é o buscador mais usado no mundo). Resumindo, Search Engine são mecanismos especializados em buscas por palavras-chaves, pode ser Search Engine Marketing e Search Engine Optimization.
Search Engine Marketing (Marketing de busca): basicamente são estratégias para alcançar posicionamento e visibilidade dentro dos motores de pesquisa.
Search Engine Optimization (SEO): é toda e qualquer ação que esteja relacionada a conquistar posições no ranking dos buscadores e podem aumentar o número de visitantes.
O SEO pode ser
SEO on-page: Metodologia usada com o propósito de deixar o site mais visível para os mecanismos de busca , utilizando técnicas pagas ou orgânicas (são chamadas de orgânicas as maneiras naturais de otimizar o posicionamento do site). Esse método é aplicado dentro do site e se atenta a esses aspectos:
- Cabeçalhos
- Tags de título
- Mídia interativa
- Conteúdo atraente
- Otimização de imagens
- links de saída e links internos
- Meta Tags e meta descrições
SEO off-page : técnicas para provocar a popularidade do site, essa metodologia é aplicada fora do site. Pode acontecer, por exemplo, com a criação de um link que aponte para seu site.
SEO de estrutura: metodologia baseada no cuidado com a estrutura do site , desde o relacionamento entre páginas e seções até os fatores que afetem o seu posicionamento nas ferramentas de buscas.
Além disso, existem práticas de SEO, podemos citar o Black Hat e o White Hat:
- BLACK HAT: estratégia cujo objetivo é alcançar tráfego na web de qualquer forma, mesmo que para isso precise enganar os motores de pesquisa.
- WHITE HAT: é uma prática de SEO ética e autêntica , cujo objetivo é satisfazer as necessidades do cliente.
Apesar de o Black Hat parecer atrativo, o White Hat é mais lucrativo a longo prazo. Os sites de busca possuem regras para garantir a veracidade e relevância do conteúdo que será entregue ao cliente, ou seja, desprezam formas manipuladoras que tentam burlar os mecanismos de busca.
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QUAIS AS VANTAGENS OFERECIDAS PELO SEO?
- Pede um investimento relativamente baixo, que traz bons resultados a médio e longo prazo. Ao contrário dos anúncios pagos, os resultados do SEO são permanentes, necessitando apenas de pequenas manutenções depois de um tempo.
- Atua como uma forma de atração de novos clientes, a maioria das navegações iniciam a partir de um mecanismo de busca. O SEO poupa o tempo do consumidor e aumenta o tráfego na página da sua empresa.
- Oferecem ferramentas que geram gratuitamente relatórios para seu site ( Analytics e Search), são mensurados também dados dos concorrentes , o que por sua vez traz insights e possibilita a criação de estratégias para seu crescimento.
Para manter um bom posicionamento na SERPs ( Search Engine Response Pages) é necessário o uso do SEO. Os usuários se prendem aos primeiros resultados da busca!
Dessa forma, atente para oferecer um bom conteúdo para que seu site apareça nas primeiras posições. Porém, não se esqueça, questões como a relevância e uma boa reputação são fundamentais para fazer seu site ser popular.
SEM e SEO: qual a diferença entre as duas estratégias?
Se você trabalha ou investe em marketing digital com certeza já se questionou sobre a melhor estratégia para alcançar melhores posicionamentos nos buscadores.
Nesse momento pode aparecer a dúvida entre utilizar o SEM ou SEO. A diferença entre o Search Engine Marketing (SEM) e o Search Engine Optimization ( SEO) é muito simples, mas pode causar algumas dúvidas, principalmente para quem está começando a investir ou trabalhar na área agora.
Frequentemente essas estratégias são utilizadas indevidamente. SEO e SEM são dois canais de marketing diferentes que as empresas podem usar para alcançar seu público-alvo em mecanismos de pesquisa como o Google e o Bing. Investir recursos em SEO ou SEM possui diferenças e é importante entender o que cada uma dessas estratégias pode trazer como resultados dentro do marketing digital.
Por esse motivo, a Amplifica Digital mostra aqui neste artigo que apesar de estarem muito próximas, essas duas estratégias têm algumas diferenças fundamentais que devem ser levadas em consideração.
Continue a leitura e aproveite as dicas! 💡
O que é SEM?
Para explicar em poucas palavras, podemos dizer que SEM é uma estratégia de marketing completa para buscadores. Ele nada mais é que o conjunto de estratégias do marketing digital que visam aumentar a visibilidade e o tráfego de um site por meio do alcance dos melhores posicionamentos no ranking do Google e de outros buscadores.
Você sempre distinguirá um anúncio pago nas páginas de resultado de pesquisas graças ao ícone “Anúncio”. As estratégias com resultados orgânicos não têm esse aviso, o que significa que os resultados orgânicos e os resultados pagos possuem visuais diferentes.
No que diz respeito à estratégia, se engana totalmente quem pensa que SEM e SEO são a mesma coisa. Apesar de ambos terem um objetivo parecido, que é chegar ao topo da página de pesquisa, enquanto o segundo trabalha apenas com técnicas para busca orgânica, o primeiro também contempla as ações com links patrocinados.
Sendo assim, o SEM propõe uma estratégia de marketing completa para buscadores, focando tanto em anúncios quanto em otimizações para os resultados orgânicos.
SEM: conheça alguns termos importantes
Links patrocinados
O Google Ads é uma das principais ferramentas utilizadas pelo SEM para alcançar bons resultados no Google de uma forma rápida e eficiente.
Imediatamente após a escolha das palavras-chave certas e da configuração do anúncio, sua página já começa a aparecer nas pesquisas, antes dos resultados orgânicos, e a receber novos visitantes/conversões.
Os anúncios, inclusive, não precisam ser feitos apenas para a rede de pesquisas do Google. Eles também podem alcançar novos usuários por meio da criação de campanhas em display, vídeos e aplicativos.
Busca orgânica
A segunda estratégia contemplada pelo SEM é focada no alcance de bons resultados de forma orgânica e, por isso, ela não exige qualquer tipo de investimento financeiro no Google.
No entanto, isso não significa que ela seja mais fácil que os links patrocinados. Pelo contrário, a concorrência nas primeiras colocações dos buscadores é muito grande e leva tempo para que essas plataformas reconheçam a autoridade de um site e o exibam pelo menos na primeira página.
O trabalho é bastante árduo e os resultados demoram mais para aparecer, porém existe um conjunto de técnicas que você pode adotar para se posicionar melhor no ranking do Google.
O que é SEO?
Vimos nos primeiros parágrafos o que é SEO, mas trazemos aqui uma definição mais prática. A melhor forma de aparecer nas primeiras colocações do Google de forma orgânica, sem sombra de dúvidas, é as estratégias de SEO.
O SEO abrange um conjunto de técnicas que são utilizadas pelos profissionais de marketing para aumentar a relevância de um site e melhorar o seu posicionamento no ranking do Google de forma orgânica.
Diferentemente dos links patrocinados, essa estratégia demora um pouco mais para mostrar os resultados esperados.
Porém, quando bem aplicada, ela pode apresentar efeitos duradouros e muito importantes para a construção da sua autoridade na web, já que haverá tráfego de qualidade sem a necessidade de investimento em anúncios.
Podemos concluir assim que o SEO é uma parte essencial da estratégia de SEM e um diferencial para o sucesso do seu site a longo prazo.
Termos importantes para SEO e SEM
As duas estratégias se dividem em SEO On Page e SEO Off Page. Saiba mais sobre!
SEO On Page
O SEO On Page é o conjunto de otimizações que precisam ser feitas dentro do site para que ele tenha mais chances de alcançar um melhor posicionamento no ranking do Google.
Essas adaptações devem levar em consideração tanto o conteúdo das páginas, quanto às técnicas relacionadas ao desempenho do site.
Ou seja, é necessário se preocupar com toda a parte de programação, tempo de carregamento, design responsivo, URL, meta description, meta tags e usabilidade, entre outros aspectos, porque a experiência do usuário também é importante para o Google.
SEO Off Page
O SEO Off Page, diferente do SEO On Page, é focado nas ações que são realizadas fora do seu site, mas que também contribuem para os bons resultados orgânicos nos buscadores. Sobre ele podemos citar:
Link building
Que acontece quando outras páginas inserem links do seu site no conteúdo delas e, consequentemente, o recomendam;
Co-marketing
Busca a parceria com sites e blogs relacionados à sua área de atuação.
Guest Post
Consiste na produção e publicação de conteúdo para outro site ou blog, o que gera tanto visibilidade para a sua marca quanto recomendação para a sua página.
SEO ou SEM – Qual utilizar?
Não existe uma resposta correta, pois depende de qual é seu objetivo específico. Por exemplo, se você deseja direcionar tráfego rápido para uma venda, testar uma nova oferta ou dar um impulso a um mês parado, o SEM deve ser a sua escolha. Porém, se você quiser impulsionar o crescimento de longo prazo, o SEO é mais recomendado.
Você pode também combinar as duas estratégias, pois assim é possível usar insights de SEM para impulsionar sua abordagem de SEO, incluindo a obtenção de informações valiosas sobre taxas de conversão esperadas, desempenho de palavras-chave, estimativas de tráfego e muito mais.
Utilize o SEM como uma plataforma de testes para SEO. Impulsione seus esforços de SEO criando campanhas de remarketing como parte de sua estratégia de SEM para alcançar aqueles que não se converteram em clientes. Você pode segmentá-los com anúncios nos resultados de pesquisa ou Display, por exemplo.
Enfim, você pode assumir o controle das páginas de pesquisa combinando essas duas táticas e garantindo sua visibilidade tanto no espaço de anúncios quanto nos resultados orgânicos.
Como otimizar o SEO para busca por voz?
Com os avanços da tecnologia está cada vez mais comum realizar pesquisas por voz. É super tentador não precisar digitar o que busca em um momento que você está com pressa. Apesar de parecer algo super moderno, o primeiro uso do sistema de diálogo foi registrado em 1977.
A internet não está só nas pontas dos dedos, mas também na ponta da língua. Na pesquisa por voz tudo que você precisa fazer é dizer ao seu dispositivo o que quer e ele irá fazer a pesquisa por você. A busca por voz veio para facilitar nosso dia a dia, mas ainda levanta dúvidas para quem trabalha com marketing digital.
Como funciona a pesquisa por voz?
A busca por voz se apoia no PLN (Processamento de Linguagem Natural). O PLN é uma vertente da inteligência artificial que ajuda computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. Essa ferramenta possibilita que seu dispositivo seja ativado quando ouve você falar, entenda suas intenções, execute uma ação e dê um feedback, tudo isso em poucos segundos.
O PLN possibilita que os computadores leiam textos, ouçam e interpretem falas, e a partir disso encontrem o que o usuário busca.
Nossa fala é composta por sotaques regionais, fora que tendemos a falar baixo e usar palavras de outro idioma. O PLN é importante porque ajuda a resolver essa ambiguidade na linguagem .
Com o tempo, o Google “aprende” sua linguagem, sotaque e outros padrões na forma como você fala. Existe um subcampo do PLN chamado ELN (Entendimento de linguagem natural) que possui grande potencial em aplicações cognitivas. Os algoritmos de ELN têm a capacidade de resolver um problema extremamente complexo de interpretação semântica. Em outras palavras, eles podem compreender o significado pretendido da linguagem falada ou escrita. Enfim, eles podem entender contextos e inferências da mesma forma que nós. À medida que o Google aprimora seu algoritmo, é possível que a experiência do usuário se torne mais suave e intuitiva.
O que muda para os sites de busca com a pesquisa por voz?
O Google muda constantemente os seus algoritmos com o objetivo de aperfeiçoar nossa experiência enquanto usuários. Por isso, estar em primeiro lugar no Google, Bing e em qualquer outro mecanismo de busca, nunca foi tão importante como agora.
O Google passa a levar em consideração, além de uma determinada palavra-chave, aquilo que motivou o usuário a fazer a pesquisa. Dessa forma, o mecanismo pode mostrar conteúdos que não necessariamente têm aquele termo, mas que são relevantes naquela ocasião. Quanto mais longo for o conteúdo, maior será a possibilidade dele ranquear nas primeiras posições do Google.
Como otimizar meu site para pesquisas por voz?
Embora a pesquisa por texto seja ainda maior, a tendência é que os usuários usem cada vez mais a pesquisa por voz, assim, saber como otimizar seu conteúdo é de extrema importância. Temos aqui algumas dicas:
Crie uma conta no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é um recurso gratuito que permite divulgar um negócio. É possível inserir informações como endereços, fotos, depoimentos de clientes satisfeitos e horário de funcionamento. Cadastrar seu negócio nessa plataforma é uma maneira de aumentar as possibilidades de seu site aparecer nos primeiros resultados de pesquisa de voz.
Tenha Posts resolvendo as dúvidas mais frequentes
Conheça bem seu público alvo e saiba quais são as dúvidas que são mais recorrentes entre eles, a partir disso crie posts que respondam às principais perguntas que esse público costuma fazer. Existem ferramentas que ajudam a descobrir os termos mais buscados no google, com o uso dessas ferramentas é possível criar posts que ofereçam exatamente o que as pessoas pesquisam no mecanismo de busca.
Use posts em áudio
Além do post escrito, coloque um áudio que reproduz o seu conteúdo. Nem todas as pessoas estão dispostas a ler um artigo e, como já dissemos, muitos usuários usam a busca por voz para pouparem tempo e poder só escutar e não ler é um avanço.
Use perguntas como palavra-chave
Pesquisa por voz é mais propensa a conter perguntas nas frases.
Use essas palavras: como, o quê, quando, porquê, e onde, pois a maioria das pesquisas começam assim. É possível identificar o intuito do usuário a partir das palavras escolhidas, por exemplo, se colocam “o que” e “ quem” significa que ainda estão na fase de pesquisa, mas se usam “onde” sinaliza que estão quase prontos para realizar uma compra.
Seu conteúdo deve parecer uma conversa
Quanto mais formal e robótica for a linguagem da sua página, menos chance ela terá de aparecer nos resultados da pesquisa de voz. Por isso é aconselhável o uso de uma linguagem natural.
Escreva para seu público alvo
Escreva exclusivamente para o seu público-alvo. Será mais fácil assim a segmentação e isso ajudará a otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca.
Seu site precisa ser compatível com Mobile
As pesquisas por voz acontecem, sobretudo, em dispositivos móveis, logo é necessário que seu site seja compatível com mobile.
Garanta que seu site carregue rapidamente
As pessoas possuem pouco tempo disponível e estão sempre correndo, então é recomendado que seu site carregue de forma rápida. Os usuários desistem mais dos sites que demoram mais a carregar.
Em resumo, não é uma tarefa simples, mas a otimização irá preparar seu site para as buscas por voz.
Se você não adequar seu site não será fácil encontrá-lo de forma orgânica. Lembre, com a forte concorrência o mercado ficará cada vez mais difícil. Agora você já sabe o que é SEO e pode colocar em prática as dicas que compartilhamos aqui para ter melhores resultados!